O Governo Federal, através da diretoria do FGTS, lançou em agosto deste ano, o projeto FGTS Digital.
Esta nova proposta para o FGTS, tem como principal objetivo, melhorar o processo de gerenciamento dos recursos disponibilizados pelos empregadores pessoa jurídica e pessoa física, a título de FGTS.
O projeto fgts digital terá como principal meta, integrar o processo da arrecadação junto aos empregadores dos valores pagos ao FGTS e como consequência disso, melhorar a informação aos trabalhadores, reforçando o controle e o aprimoramento dos recursos do FGTS.
Ao longo do artigo FGTS Digital, iremos abordar este tema em tópicos, conforme elencados a seguir, para um entendimento mais didático sobre este tema:
⦁ FGTS Digital começa a ser implantado
⦁ Como Utilizar o FGTS Digital?
⦁ Vantagens do Novo Sistema
⦁ Quem Poderá Utilizar? Saiba Mais Sobre!
FGTS Digital começa a ser implantado
O projeto do fgts digital começa a ser implantado pelo governo federal com previsão de começar a funcionar no ano que vem.
A diretoria do FGTS deliberou em seu orçamento, no mês de agosto passado, o valor de dez milhões para o desenvolvimento de uma plataforma virtual, que será a base para o sistema FGTS Digital.
O governo tem pressa, pois com o FGTS Digital, espera-se destravar a máquina burocrática do sistema, levando mais clareza e inclusão das informações em tempo real, bem como, erradicar o desvio criminoso de recursos do FGTS, diminuir perdas e alavancar ganhos.
Portanto, como a Caixa Econômica já possui FGTS caixa certificado digital, para migrar para este novo sistema, será bem mais fácil.
Como Utilizar o FGTS Digital?
A expectativa do projeto FGTS Digital, é que este novo sistema de acompanhamento virtual das contribuições pagas e devidas, pelos empregadores pessoa jurídica e pessoa física, por meio do sistema digital, traga mais clareza e assertividade para as informações trabalhistas e previdenciárias.
Uma das grandes novidades, é que este novo formato, através de uma ferramenta própria, emitirá a guia de recolhimento de FGTS uma a uma, ou seja, evidenciando o quanto se pagará a cada empregado.
Atualmente a empresa envia o pagamento mensal do FGTS de todos os seus empregados em uma única guia de pagamento, com uma relação anexa, individualizando esses valores.
Além disso, o trabalhador que já possui o certificado digital fgts pessoa física, o e-CPF, poderá acessar este novo FGTS Digital, quando ele estiver implantado.
Vantagens do Novo Sistema
Quando o FGTS Digital estiver implantando, será criado para o empregador pessoa jurídica ou pessoa física, um ambiente eletrônico e virtual, com diversas possibilidades.
Como serviços postais dos correios via web, probabilidades de aderir a benefícios do governo, como a divisão de débitos e solicitações de restituições de pagamentos realizados a maior. Além é claro, da emissão da guia individual de pagamento mensal de FGTS, por empregado.
As vantagens para os trabalhadores é que a partir dessa implantação, os depósitos mensais de seu FGTS serão pagos individualmente.
O trabalhador terá a oportunidade de monitorar e fiscalizar os valores creditados em suas devidas contas, através de um novo aplicativo, que é outro projeto do governo e que em breve estará em todo território nacional, a CARTEIRA DIGITAL DE TRABALHO.
O FGTS Digital permitirá, ainda, a conferência e validação dos valores pagos a todos os títulos, como salário, horas extras e comissões, dentre outros, bem como a base de cálculo do FGTS e da previdência social.
Para o governo, este novo formato, facilitará e muito, para as equipes de fiscalização e Receita Federal. Segundo estimativa do governo, eles devem triplicar o valor arrecadado de FGTS, decorrentes de fraudes e evasão, se comparado ao ano de 2017.
A liberação do fgts certificado digital já é uma realidade. Agora o governo Federal vai investir no novo sistema, o FGTS digital.
Quem Poderá Utilizar? Saiba Mais Sobre!
Quando este novo sistema estiver implantado e funcionado, vai deixar mais transparente, confiável e seguro, um benefício que hoje é pago mensalmente aos trabalhadores brasileiros, que é o deposito do FGTS.
Essa ferramenta poderá ser usada pelo empregador pessoa jurídica ou pessoa física, empregados de forma geral e órgãos fiscalizadores do governo Federal.
A aplicação dessa ferramenta ajudará também na fiscalização do cumprimento da legislação trabalhista, na efetiva obediência das regras de convenções ou acordos coletivos e na veracidade dos créditos de FGTS, bem como nos pagamentos de processos rescisórios.
Portanto, quem já o certificado digital fgts pessoa jurídica vai poder usar na época da implantação desse novo formato.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a consultar e a conhecer melhor o mais novo projeto do Governo Federal, o FGTS Digital. Não perca Tempo! Aproveite e acesse nosso blog: Seguro Desemprego Web e veja outros artigos.