Skip to content

Como Fazer a Consulta Seguro Desemprego 

Vamos te ajudar te explicando como fazer consulta do seguro desemprego de forma simples e prática.




Após ter sido demitido sem a justa causa, atendendo ao período mínimo de trabalho solicitado na nova lei e ter preenchido todos os requisitos necessários para ter direito ao benefício, cabe ao trabalhador dar entrada na documentação para a seguridade social (habilitação ao seguro desemprego).

Uma vez dada a habilitação do benefício, é preciso estar atento e informado sobre os procedimentos referentes ao acompanhamento do seu saldo, para evitar erros e transtornos para ambas as partes, para isso você vai precisar realizar a Consulta do Seguro Desemprego.

consulta seguro desemprego

Por que Fazer a Consulta Seguro Desemprego?





A principal justificativa para realizar a consulta do seguro desemprego é que após o Governo realizar o pagamento do valor na conta do beneficiário, esse tem apenas o período de 90 dias para realizar o saque, se não o dinheiro retorna aos cofres públicos, causando a perca financeira do trabalhador assegurado.

Onde Consultar o Benefício?

De forma mais prática e automatizada, é possível conferir pelo seu computador todo o encaminhamento do seu seguro, ficando a par de tudo que está sendo tratado. Assim a consulta online se dá no site do Ministério do Trabalho, a qual o beneficiário tem acesso à todas informações pertinentes a sua situação.

Nesse portal, você pode acompanhar como está o andamento do seu processo, além de poder visualizar o valor a ser recebido (por meio do cálculo de pagamento), a data a ser pago e a quantidade de parcelas que tem direito.



Como Consultar o Seguro Desemprego

A consulta do benefício do seguro desemprego pode-se dar de acordo com os seguintes três modos:

Presencial:

Esse tipo de alternativa é bem viável e esclarecedora, principalmente em casos de pessoas mais desinformadas ou que estão dando ingresso ao seu primeiro benefício. Assim pode-se ter:

Auto atendimento:

A consulta do seguro desemprego poderá ser feita por meio do Cartão Cidadão, que é oferecido a pessoas que recebem algum tipo de benefício do Governo Federal (PIS, FGTS, Seguro desemprego), independente se a pessoa possui conta na Caixa ou não.

E caso o trabalhador já possua conta aberta no banco da Caixa Econômica Federal (Poupança ou Caixa Fácil), poderá ter acesso consultando uma agência física em que possui sua conta, bem como através do acompanhamento de depósito realizados em seu nome.

Atendimento Pessoal:

Em situações em que o trabalhador não for cliente do banco, poderá fazer a consulta do benefício seguro desemprego através dos caixas eletrônicos ou nos próprios guichês de atendimento da agência mais próxima ou de lotéricas conveniadas à Caixa Econômica Federal.

Para esses casos, é crucial estar portando o número do seu CPF e NIS (presente na carteira de trabalho, escrito no campo NIS/PASEP, a qual em carteiras novas está localizado junto a foto e nas mais antigas, geralmente, na última folha da carteira).

Online:

Atualmente, a maioria das consultas do seguro desemprego são realizadas dessa forma, uma vez que facilitam a otimização do tempo, pois assim não se enfrentam longas filas, já que é tudo acessado via internet.

Nesse sistema, já que a instituição financeira responsável pela administração do benefício é a Caixa Econômica Federal, devido a ser o banco oficial para realizar esses procedimentos, poderá se realizar a consulta através de duas maneiras:

Portal eletrônico:

O primeiro passo é você acessar o site da Caixa que cuida do seguro desemprego, a qual conterá diversas informações sobre o benefício. Estando na página, irá clicar no botão “consultar pagamento”, que estará na parte superior direita.

O segundo passo é preencher os campos do formulário de login, informando o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a senha para acessar. Se for sua primeira vez acessando, terá de cadastrar uma senha, seguindo as orientações da página.

Por último, o terceiro passo é só clicar no botão “OK”, para a visualização das informações que constam no seu processo.

Aplicativo para celular:

Por meio do aplicativo oficial “Caixa Trabalhador” é possível realizar a consulta do seguro desemprego.

O primeiro passo é instalá-lo no seu smartphone (disponível para sistemas Android, iPhone e Windows Phone), através do link: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx. Se você for cliente do banco, é possível também a consulta pelo aplicativo do Internet Banking.

Assim você terá acesso ao calendário de pagamento, as parcelas que estão liberadas para receber, previsão dos próximos lançamentos em conta e assistência para tirar dúvidas.

Ligação Telefônica:

Para a consulta das informações por via telefônica, basta realizar a ligação gratuita para o número 0800 726 0207, que contempla o canal Caixa Cidadão. Também é importante que tenha em mãos o número do NIS e CPF do assegurado.

Posso Ter Algum Tipo de Problema na Consulta do Seguro Desemprego?

Algumas divergências podem acontecer quando você for acessar suas informações, como, por exemplo, se o trabalhador não sabe seu NIS, se há problemas nas informações relatadas no cadastro da Caixa Federal e na hora de cadastrar a sua senha, em casos de consulta por internet, ou também quando se tem as contas bloqueadas.

Assim, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para resolver pessoalmente.

Tendo então o seu benefício assegurado e liberado, é só realizar o saque da parcela do seguro desemprego em qualquer serviço de autoatendimento, agência ou lotérica da Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso ter o cartão cidadão, CPF e senha em mãos.

Portanto, não importa a forma em que irá consultar o seguro desemprego, pois tem para todos os gostos e afinidades, desde o atendimento mais esclarecedor e individual caso a caso nas agências e lotéricas caixas até os meios mais modernos e práticos, que são feitos sem sequer sair de casa.

O importante é sempre estar a par da situação real do seu benefício!