Skip to content

Faça Agendamento no Ministério do Trabalho

Aprenda aqui como fazer Agendamento no Ministério do Trabalho.



Se você tem dúvidas a respeito de qual a função desse órgão tão importante, ou deseja saber como fazer agendamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social, esse artigo foi feito especialmente pra você!

O Ministério do Trabalho é um órgão presente direta ou indiretamente na vida da grande maioria dos brasileiros. Entretanto, muitas pessoas creem que realizar certos procedimentos por meio do MT seja demorado e burocrático.

Aqui também explicaremos quais os tipos de agendamento que podem ser feitos pelo MT e como fazer isso online ou por telefone.



Não perca!

Agendamento Carteira de Trabalho
Agendamento Carteira de Trabalho

Agendamento no MT, Como Fazer?





A grande maioria dos agendamentos realizados pelo Ministério do Trabalho podem ser feitos por meio da Internet.

Isso é bem ilustrado no último tópico desse artigo, que relata passo a passo de como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho. O mesmo processo é válido para o Seguro-desemprego, por exemplo.

Entretanto, se por algum motivo você não puder realizar esse procedimento online, é possível se dirigir a unidade representante do Ministério do Trabalho e fazer isso pessoalmente.

Também existe a opção de fazer isso pelo telefone, que explicaremos a seguir. Confira!

Agendamento Ministério do Trabalho por telefone

Atualmente, é mais comum realizar os agendamentos dos serviços prestados pelo Ministério do Trabalho por meio da Internet.

Entretanto, em alguns municípios o serviço de agendamento online não está disponível.

Se esse for o caso do local em que você mora, é recomendado que você se locomova até a unidade do Ministério do Trabalho mais próxima.

Porém, também é possível realizar esse agendamento por telefone: basta discar 158, que é o número da central Alô Trabalho, para mais informações.

Quais São os Tipos de Agendamento no Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho é responsável por diversos serviços que visam apoiar o trabalhador, fiscalizar e coibir irregularidades trabalhistas.

Isso, além de realizar pesquisas e fornecer informações a respeito do mercado de trabalho no Brasil.

Por meio do Ministério de Trabalho é possível agendar a Carteira de Trabalho e Previdência Social, que explicaremos mais a fundo no próximo tópico.

Também é possível realizar o agendamento do Seguro-Desemprego (benefício concedido ao trabalhador que foi demitido sem justa causa).

No MT são concedidos diversos benefícios ao empregado: o abono salarial do PIS e PASEP, além da fiscalização dos depósitos referentes ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Como Fazer Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) é um documento em que estão contidos todos os registros a respeito dos empregos que o trabalhador já possuiu.

Isso, além de conter informações a respeito de férias, alterações de salário, cargo e o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Se o Trabalhador deseja ter um emprego que pertença ao regime CTL (Consolidação das Leis de Trabalho), a norma trabalhista no Brasil, é imprescindível que disponha da Carteira de Trabalho.

Os requisitos para tirar a Carteira de Trabalho são bastante simples. São eles:

  • Ter idade mínima de 14 anos,
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado,
  • Levar documento de identificação com foto (RG, CNH, entre outros),
  • Levar também o Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  • Comprovar o estado civil por meio da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento,
  • Foto 3X4 recente e colorida com o fundo branco

Mas uma pergunta permanece:

Como agendar a Carteira de Trabalho?

O processo do agendamento da Carteira de Trabalho é muito simples, gratuito e é feito integralmente online. Saiba como fazê-lo passo a passo:

Primeiro, é preciso acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego por meio deste link: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Depois, preencher as informações contidas na página inicial (estado e munícipio) e, no campo em que está escrito “tipo de atendimento” selecionar a opção “emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”.

Agendamento

Em seguida, as opções de unidades de atendimento da sua cidade aparecerão na sua tela. Escolha a mais próxima de você (em muitos municípios pequenos existe apenas uma opção).

Posteriormente, você deve selecionar o dia e o horário disponíveis que melhor atendem a sua necessidade.

Por fim, é só finalizar informando o CPF, celular para contato, data de nascimento e código de segurança.

Pronto, sua Carteira de Trabalho e Providência Social está agendada! Só não se esqueça de comparecer ao local na data escolhida portando os documentos listados anteriormente.

Se você quiser assistir passo a passo desse processo, confira o vídeo a seguir e acesse → Seguro Desemprego Web: