Skip to content

Aprenda a ver o saldo PASEP sem segredos.





Quer verificar seu saldo PASEP mas não está encontrando as informações corretas para fazer isso? Então saiba que não é a única pessoa, afinal de contas, este benefício não está disponível para todos os trabalhadores, apenas para os servidores públicos.

O “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público” (PASEP) tem as mesmas características do “Programa de Integração Social” (PIS), ou seja, é uma espécie de poupança, onde são depositadas as contribuições tributárias ao longo do tempo de serviço.

Os principais requisitos para conseguir receber o abono salarial PASEP são:

  • Estar a mais de 5 anos inscrito no PASEP.
  • Ter recebido a média de 2 salários mínimos no ano de referência.
  • Ter cumprido pelo menos 30 dias úteis de trabalho no ano de referência.
  • Estar com todos dados no RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) atualizados.

Se você se enquadra nos padrões acima, então só precisa aprender um passo a passo bem simples de como saber saldo PASEP, e isso você confere em detalhes nos tópicos abaixo.

Como saber o saldo PASEP?

Saldo PASEP
Aprenda a ver o saldo PASEP sem segredos.

Existem várias formas de descobrir saldo PASEP pelo CPF ou mesmo usando o número PASEP (que consta em sua carteira de trabalho), sendo elas:



  • Atendimento presencial:

Devido a epidemia e às outras muitas facilidades esta opção não tem sido muito usada, mas é possível receber atendimento direto em qualquer agência do Banco do Brasil, munido de todos os documentos pessoais.

  • Caixa Eletrônico:

Esta opção só é possível em caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou Caixa econômica. Usando o Cartão Cidadão, ou selecionando diretamente a opção PASEP nos caixas do BB.

  • Página oficial PASEP Banco do Brasil.

Essa é a melhor e a opção mais usada pelos servidores públicos, pois ele já oferece diretamente a opção de transferência do saldo e você só precisa acessar a plataforma pelo link: https://www.bb.com.br/pasep.

  • Aplicativo para celular:

Esta opção é mais usada pelos trabalhadores da área privada por estar diretamente ligado ao PIS e à Caixa Econômica, mas você pode usar o aplicativo para saldo PASEP também.




Basta baixar o App e inserir seu CPF e o aplicativo identificará os dados do seu benefício, você pode baixar essa ferramenta através dos links abaixo:

  • Caixa Trabalhador Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.trabalhador
  • Caixa Trabalhador iOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-trabalhador/id1047323337

O banco do Brasil também oferece a Central de atendimento saldo PASEP 2021 por telefone, e os números disponíveis são o 4004-0001 ou 0800 729 0001, ou a central do “Alô trabalhador” 158.

PASEP Banco do Brasil passo a passo





Se você quer direto ao ponto e fazer a transferência do saldo, como mencionamos a forma mais rápida de é usando a plataforma PASEP do banco do Brasil, e abaixo você pode conferir os passos para isso.

Aplicativo para saldo PASEP

  1. Acesse a página do banco (https://www.bb.com.br/pasep) e clique em “Consulte seu PASEP”.
  2. Escolha entre consultar saldo PASEP pelo CPF e data de nascimento ou pelo número do PASEP.
  3. Marque a opção “Não sou robô”.
  4. Clique em “Confirmar”.

Em alguns casos é preciso fazer a instalação do módulo de segurança do Banco do Brasil, caso contrário, aparecerá a página com as opções para fazer o TED e sacar saldo PASEP.

O passo a passo para consultar no aplicativo caixa saldo PASEP, pelo CPF também é bem simples, confira:

  1. Baixar e abrir o aplicativo.
  2. Digitar o CPF e senha Caixa ou GOV.BR.
  3. Abrir a opção “Consultas”.
  4. Tocar na opção da vigência do benefício.

Sacar saldo PASEP

Vale lembrar que não existe um aplicativo Banco do Brasil PASEP CPF para celular, mas o banco oferece uma extensão aos filiados do banco a ser instalado no computador, que pode ser baixado pelo link: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep/aplicativo-bb-pasep#/

O que é PASEP

O PASEP assim como o PIS é considerado uma poupança, por muitos chamados de 14º salário. Os órgãos ou empresas públicas depositam na conta PASEP do trabalhador uma tributação mensal obrigatória.

Esse programa também serve como garantia do FGTS e seguro-desemprego e uma vez ao ano o funcionário tem o direito de sacar o saldo PASEP ou em ocasiões como aposentadoria ou casos mais específicos devidamente documentados.

O PASEP é um benefício direcionado ao servidor público e os pagamentos são coordenados pelo Banco do Brasil. Em nosso artigo, “Quais São as Vantagens do PIS/PASEP?”, você verá muitas outras informações, então não deixe de conferir.

Quais são os prazos para sacar o saldo PASEP?

Para saque, o prazo saldo PASEP é até 30 de junho de 2021. Abaixo você confere o calendário PIS/PAEP 2020-201.

Aplicativo Banco do Brasil PASEP CPF

Caso o beneficiário não sacar o saldo PASEP, o valor voltará ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), sendo que o valor só poderá ser retirado posteriormente, caso seja aberto uma petição judicial.

Como sacar o saldo PASEP

Já que você tem um prazo limite para sacar saldo PASEP, é essencial saber como fazer isso rapidamente, não é mesmo? No caso dos correntistas do Banco do Brasil, o débito é feito diretamente na conta.

Mas se você não é correntista do BB ou não tem conta em banco e suas melhores opções são:

  • Usar a plataforma PASEP do Banco do Brasil e fazer um TED imediato para outro banco.
  • Ir diretamente ao caixa dentro da agência com os documentos pessoais.
  • Usar o Cartão cidadão na ATM da CEF ou usar a opção “Sem cartão” na ATM do BB, pela opção PASEP.

Se ainda tem alguma dúvida sobre seus benefícios trabalhistas, não deixe de conferir os outros artigos que estão em nosso blog, “Seguro Desemprego Web”.

Dê uma olhada no vídeo abaixo como é possível sacar saldo PASEP via TED, pelo caixa eletrônico do Banco do Brasil, mesmo não sendo correntista e não tendo o Cartão Cidadão.