Skip to content

Como Solicitar Correção do FGTS





Entenda como solicitar a correção do FGTS na prática!

Se você trabalhou registrado, nos anos de 1999 a 2013, possivelmente deve ter um saldo relativo, a correção das perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Vale a pena ressaltar que esse valor, não está restrito apenas aqueles que estão em atividade atualmente. Isso quer dizer, que mesmo que você já tenha sacado o seu FGTS, ou seja aposentado, também terá acesso a correção. 

Neste artigo, vamos te ajudar entender melhor como pedir a correção do FGTS, e ainda esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse tema.




Acompanhe! 

Correção do FGTS
Correção do FGTS

Não deixe de acompanhar nosso artigo, para saber como ter acesso ao seu direito.



Saiba Como Solicitar Correção do FGTS

Para solicitar a correção do FGTS, caso você tenha trabalhado em regime CLT entre os anos de 1999 e 2013, é necessário:

  • Separar os documentos necessários
  • Calcular correção do FGTS de 1999 a 2013
  • Entrar com processo através da Justiça Federal

Esse processo deve ser feito através de um advogado particular ou defensoria pública federal de forma individual, contra a Caixa Econômica Federal, que atua como gestora do Fundo de Garantia.

Também é possível entrar com o processo, de forma coletiva através de sindicatos, a fim de minimizar os custos com o honorários advocatícios. 

Como Solicitar Correção do FGTS: Veja os Documentos Necessários!

Os documentos necessários para ter como solicitar correção do FGTS 2019, são os seguintes: 

  • RG, CPF ( Ou outro documento com foto)
  • Extrato analítico do FGTS entre 1999 e 2013
  • Carteira de Trabalho
  • Cálculo atualizado dos valores a serem recebidos
  • Comprovante de Residência 

Esses documentos são essenciais, e deverão ser utilizados como forma de calcular o valores que você poderá receber. E também para poder entrar com o processo.  

Porque o FGTS de 1999 a 2013 Deve Ser Corrigido?

Em 1991, na época do Plano Collor II, foi adotada a Taxa Referencial (TR), como forma de atualizar os valores que estavam poupados no FGTS. 

Mas com o passar do tempo, dentro do período de 1999 e 2013 essa atualização monetária passou a ser muito baixa. E fez com os trabalhadores tivessem uma perda alta, nos valores depositados no FGTS.

Ao entrar com o processo, como pedir correção do FGTS, por exemplo, será solicitado a revisão dos valores de atualização monetária que não foram recebidos neste período. (entre 1999 e 2013) 

Como é Feito o Cálculo de Correção?

Apesar de ser um direito do trabalhador, não há garantias de que todos os processos, de que todos os pedidos de  correção do FGTS 1999 a 2013, irão resultar no pagamento. 

Por isso, antes de entrar com o processo é importante fazer o cálculo do valor a receber, para saber se realmente vale a pena solicitar a correção e arcar com todas as custas do processo (caso você não solicite a defensoria pública).

Veja como fazer o cálculo:

  • Acesse o site: (https://www.jfrs.jus.br/ex/cax/jusprev/index.php?No=fgts_web&webuser=annonymous)
  • Insira o valor do  Juros ao Mês (JAM) creditados de todos os meses trabalhados (esses dados se encontram no extrato analítico do FGTS).

Como no exemplo abaixo: 

como solicitar a correção do FGTS

  • Na sequência clique em “calcular”

Após finalizar e baixar o arquivo em PDF, você receberá o número do ID. Caso tenha interesse e calcular novamente, os dados ficarão registrados e para ter acesso basta digitar o número do ID. 

Agora que você já sabe como solicitar a correção do erro de cálculo do FGTS de 1999 a 2013, aproveite os outros conteúdos disponíveis no blog → Seguro Desemprego Web e veja o vídeo: