Skip to content

FGTS Inativo – Entenda Mais

Você sabe o que é FGTS inativo? Saiba quando é possível ter acesso ao valor depositado. 




O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS, foi criado há mais de 50 anos, com o objetivo de fornecer um amparo ao trabalhador em momentos de dificuldades. 

Durante o período em que o trabalhador está registrado, o empregador deve depositar 8% do valor equivalente ao salário do funcionário em uma conta, destinada ao FGTS. 

Mas como há regras bastante específicas, para sacar o FGTS inativo, muitas pessoas acabam ficando com dúvida sobre como funciona o FGTS inativo.




Ao longo desta leitura, vamos te ajudar a entender melhor a respeito deste tema.

Acompanhe!

conta inativa fgts
FGTS Inativo – Entenda Mais

O Que é FGTS Inativo?





Entenda mais sobre o fundo do FGTS inativo, acompanhando nosso artigo.

O FGTS fica inativo, quando o empregador para de fazer depósitos na conta do funcionário. O que ocorre em casos onde o funcionário é demitido, o quando ele pede demissão. 

No caso em que o funcionário é demitido sem justa causa, o FGTS é liberado para saque. 

Entretanto, em casos onde ocorreu uma demissão por  justa causa, ou mesmo, em que o trabalhador pediu demissão do emprego o FGTS fica inativo para saque e o saldo fica retido na conta. 

Quando Posso Sacar o FGTS Inativo?

O FGTS inativo só pode ser sacado, em casos bastante específicos como: 

  • FGTS inativo há mais de 3 anos – Quem está a mais de 3 anos sem trabalhar com registro em carteira, pode ter acesso às contas que estão inativas a partir do mês do seu aniversário. 
  • FGTS inativo liberado pelo governo – Em ações especiais do governo, como ocorreu a liberação dos saldos em 2017 pelo então presidente Michel Temer.
  • FGTS inativo para herdeiros – Em caso de falecimento do trabalhador, o saldo das contas que estão inativas podem ser liberadas para os herdeiros. 
  • FGTS inativo aposentado- Para quem se aposenta, é possível ter acesso ao saldo depositado na conta do FGTS, ao longo dos anos de trabalho.
  • FGTS inativo doenças graves – Quem possui alguma doença grave como HIV, câncer, por exemplo, pode ter acesso às contas ativas e inativas do FGTS
  • FGTS inativo financiamento – A liberação do FGTS inativo, também está disponível para financiamento imobiliário.

Vai Ter FGTS Inativo Em 2019?

Como mencionamos no tópico anterior aqui do artigo, em 2017 houve uma ação específica do Governo Federal para a liberação dos saldos disponíveis nas contas que estavam inativas até 2015. 

Há uma especulação muito forte nos noticiários, sobre que o Ministério da Economia tem estudado e de que FGTS inativo vai ser liberado 2019. Com o objetivo de ajudar a aquecer a economia, como aconteceu há alguns anos. 

No entanto, essas informações ainda são apenas especulações, pois ainda não existe pagamento liberado do FGTS inativo. Caso você não se encaixe em nenhuma categoria de quem tem direito a FGTS inativo, é necessário aguardar um posicionamento do governo.

Conta inativa

Como Liberar o FGTS Inativo?

Antes de entrar com o pedido de liberação do FGTS inativo, o ideal é fazer consulta para saber qual e o saldo que você tem disponível em suas contas inativas. 

Através do site da caixa (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS),  ou do aplicativo do FGTS ( disponível para android, IOS e windows Phone).

Depois disso, o próximo passo é separar todos os documentos para sacar o FGTS inativo,originais e cópias. 

Como funciona o saque do FGTS inativo

Com todos os documentos em mãos, você deve se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, onde os documentos serão analisados.

E caso você esteja apto a receber, o saldo será liberado dentro do período determinado pela própria Caixa.

Quais Documentos São Necessários Para o Procedimento?

Os documentos variam de acordo com o tipo de de pedido de liberação que você pretende fazer. 

No site do FGTS, você tem acesso a listagem completa de documentos para quem pretende entrar com o pedido de saque do FGTS ativo e inativo. (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/condicoes-e-documentos-para-saque-do-FGTS/Paginas/default.aspx)

Agora que você conhece mais a  respeito desse tema, não deixe de acompanhar mais informações importantes em nosso blog → Seguro Desemprego Web.

Acompanhe também o vídeo: