Skip to content

Dica de ouro para sua Carta de Pedido de Demissão





Você que não tem mais o desejo de continuar na mesma empresa, e deseja sair de lá, você sabia que é preciso fazer a carta de pedido de demissão? Não? Pois é, ela é uma garantia de que você pode receber os seus direitos dentro da conformidade.

O pedido carta de demissão é uma forma de você formalizar a sua saída da empresa, e é através dela que você pode sinalizar se tem interesse em fazer o aviso prévio ou não.

Outro fator importante em fazer esta carta , é que assim a empresa consegue se preparar para fazer todos os ajustes necessários com o saída do funcionário, como por exemplo:


    • Ver as pendências do serviço;
    • Fazer um novo processo seletivo;
    • E fazer as contas de rescisão e demais valores.

    Por isso, separamos para você dicas importantes de como fazer uma carta de demissão. Aprenda mais como fazer carta de pedido de demissão simples.

    Veja a seguir.

    O que é uma Carta de pedido de Demissão?

    Modelo de Pedido de Demissão
    Modelo de Pedido de Demissão

    Explicando melhor, este é um documento feito pelo funcionário que não deseja mais estar trabalhando na empresa. Independente do motivo para a saída do funcionário, a carta se faz necessária. Isso porque ela é uma forma de você garantir os seus direitos, sem problemas futuros.




    Como por exemplo, se você não entrega a carta de pedido de demissão e não volta para o trabalho, a empresa pode agir de má fé e alegar abandono de emprego.

    Você pode optar em conversar com o seu chefe antes, informando sobre o seu interesse de sair da empresa. Dessa forma, vocês acertam todos os detalhes verbalmente, como por exemplo, se você vai cumprir aviso prévio ou não.

    Tendo tudo muito bem combinado, agora você pode formalizar o seu pedido de demissão através da carta.




    E fique atento, que para cada situação existe um tipo de modelo de pedido de demissão ideal, e que vai de acordo com aquilo que você precisa.

    Passo a passo para escrever uma carta de Demissão.

    Se você já tomou a decisão e não deseja mais ficar na empresa, precisa saber como fazer uma carta de pedido de demissão. Mas não se preocupe, apesar de ser um documento muito importante, ele é muito simples de ser feito.

    Veja como escrever carta de pedido de demissão:

    A primeira coisa, é que esse documento tem que ser feito por você mesmo (a) e mais ninguém. Além disso, a carta deve ser escrita à mão, pois dessa forma se entende que a decisão foi tomada de livre e espontânea vontade.



    Outra dica, é para você tentar ser o mais objetivo na sua carta de demissão. Apenas transmita o seu desejo de se desligar da empresa, sem precisar justiçar quais os motivos.

    Ao escrever a carta não é necessário colocar seus documentos como CPF e RG, mas é importante constar a data que você está saindo, ou o período de aviso prévio.

    A carta também deve constar sua assinatura e a data do dia em que foi feito a assinatura.

    Carta de Pedido de Demissão na experiência.

    Você deve estar se perguntando se é necessário fazer uma carta de pedido de demissão quando se está em fase de experiência.

    Ela é necessária, embora o funcionário ainda esteja em experiência, a empresa vai precisar passar por todo um novo processo até achar um novo funcionário.

    E dessa forma, você sai da empresa formalmente e sem nenhum problema.

    E nestes casos, quando você está em experiência não se faz necessário cumprir o aviso prévio. Mas deixe isso específico na sua carta.

    Como dica, no final da carta agradeça a oportunidade de ter trabalhado na empresa. E não esqueça de colocar a data, seu nome e assinatura.

    E se você está ainda na dúvida de como fazer o modelo pedido de demissão sem aviso prévio e está na experiência, na internet você encontra muitas imagens de modelos de carta para seguir.

    Dicas do que falar sobre o motivo do Pedido na Carta.

    Normalmente uma carta de pedido de demissão não precisa ser extensa, o indicado é sempre fazer a carta de forma objetiva e simples.

    Mas ainda existem pessoas que preferem especificar os motivos que levaram a essa decisão, principalmente quando a pessoa tem um histórico longo na empresa. O funcionário deseja sair, mas quer explicar para empresa do porquê dessa decisão.

    Como redigir uma carta de pedido de demissão mais detalhada.

    Normalmente, quem opta por esse tipo de carta, é porque tem o desejo de voltar para a mesma empresa futuramente. Utilizando a carta, é uma forma de garantir que as portas permanecerão abertas.

    E aí, você pode deixar a carta um pouco mais extensa. Mas fique atento: A carta deve ser de apenas uma página, e apenas na frente, não utilize o verso.

    Nesse modelo da carta de pedido de demissão você pode informar que está saindo da empresa, por exemplo, pois vai fazer um intercâmbio, ou por problemas de saúde.

    Modelo de Carta de Pedido de Demissão de doméstica.

    Quem é empregada doméstica e tem o desejo de sair do local aonde trabalha, também é indicado que seja escrito a carta de pedido de demissão.

    Esse documento é muito importante para a empregada e para o empregador. No caso, para a empregada doméstica é uma forma de garantir os direitos trabalhistas, e para o empregador, é uma forma de provar que a decisão veio por parte da funcionária.

    A regra continua a mesma, a carta deve ser escrita à mão, você vai explicar se está saindo por motivos pessoais ou profissionais (mas não precisa entrar em muitos detalhes).

    Coloque na carta o período em que você trabalhou na casa, e a data da sua saída do trabalho.

    E não escreva palavras ofensivas na carta, isso não fica bem e pode te prejudicar caso a situação exija uma ação judicial.

    Pedido Carta de Demissão

    Modelo Carta informando cumprimento do Aviso Prévio.

    Como já mencionado nos tópicos anteriores, existe o modelo de carta de pedido de demissão sem aviso prévio, e com aviso prévio.

    Quando se está muito tempo na empresa, e você deseja fazer o pedido de demissão, o mais indicado é fazer o aviso prévio.

    Você pode entrar em um acordo com a sua empresa, e se optar pelo aviso prévio você deve deixar isso bem especificado na sua carta.

    Por isso, ao escrever a carta siga os mesmos passos que já mencionamos, mas deixe em destaque o período em que você irá cumprir o aviso prévio.

    Como a carta é um documento oficial, é importante que você cumpra com os dias de aviso prévio. O mesmo vale, para a empresa cumprir com as obrigações dela.

    E lembre-se de que antes de entregar a carta para o seu chefe, faça uma cópia e guarde com você. Afinal, esse é um documento muito importante.

    Modelo de Carta sem o cumprimento do Aviso Prévio

    Não tenho o desejo de cumprir com o aviso prévio, o que devo fazer? É possível não fazer o aviso prévio, por isso, o indicado é que você converse com o seu superior e explique o seu desejo.

    Ao combinar verbalmente a dispensa do cumprimento do aviso prévio, é preciso redigir a carta de pedido de demissão, especificando a dispensa do cumprimento do aviso prévio.

    Na carta, escreva o período em que você trabalhou na empresa, o motivo do seu desligamento (só coloque se por motivos pessoais ou profissionais), e em seguida, escreva que como acordado, você não irá cumprir o aviso prévio.

    Para mais informações sobre o assunto, acesse o blog → Seguro Desemprego e veja o vídeo a seguir: