Skip to content

Orientação Trabalhista, Saiba Mais!





A orientação trabalhista no  no MTE (Ministério de Trabalho) é um processo muito importante para os trabalhadores no geral.

Por isso, fique atento a este artigo e saiba como fazer o agendamento da orientação trabalhista no MTE.

A orientação trabalhista serve basicamente para o saneamento de dúvidas quanto ao trabalho, sobre o recurso do seguro desemprego, bem como situações que possam ter acontecido com a empresa, entre outros motivos.




Se você quiser maiores informações sobre a Orientação trabalhista e todo o procedimento, fique atento a nosso texto.

Desta maneira, aproveite todo o conteúdo e use-o para tirar suas dúvidas antes de fazer o agendamento da sua orientação trabalhista.

Ao longo do conteúdo, vamos falar sobre:

Agendamento Orientação Trabalhista
Agendamento Orientação Trabalhista

O Que é Orientação Trabalhista do MTE?





A orientação trabalhista funciona como um processo onde o cidadão é orientado perante os seus direitos e deveres como trabalhador.

Geralmente este tipo de orientação é realizado por algum mediador do sindicato, mas pode ser feita de maneira particular também.

Em uma orientação são colocadas as dúvidas em primeiro lugar e as mesmas podem ser sanadas de acordo as leis trabalhistas em vigor.

Além disso, é a partir de uma orientação trabalhista que o trabalhador pode tomar os procedimentos cabíveis para sua situação.

Como Agendar uma Orientação Trabalhista?

Atualmente você pode agendar uma orientação trabalhista gratuitamente no Ministério do Trabalho, através do seu portal na internet ou pelo telefone 135.

Além disso, você pode solicitar uma orientação trabalhista particular com um advogado ou até mesmo em portais online.

Para agendar este tipo de conversa, você deve procurar um advogado que seja do segmento trabalhista, pois ele entenderá suas dúvidas da melhor forma possível.

Ainda, ele poderá resolver seu caso se por ventura o mesmo vá para a justiça.

Atualmente já existem portais na internet exclusivos para este procedimento, como é o caso do orientadortrabalhistaonline.iob.com.br.

Ou seja, se você já se deparou com situações profissionais em que se sentiu acanhado, lesado ou prejudicado, deve procurar auxílio com um profissional e resolver a situação de acordo com as leis.

Orientação Trabalhista

Quanto Custa uma Orientação Trabalhista?

Uma consulta trabalhista tem o valor variado dependendo de um advogado para outro.

É muito difícil colocarmos um pagamento exato, pois depende do local do qual você mora, do profissional e também do seu problema.

O que recomendamos é que você procure a Orientação Trabalhista primeiramente no Ministério do Trabalho, pois este é um direito seu como cidadão.

Posteriormente, você saberá se precisará de um advogado ou não.

Os valores de uma consulta trabalhista com profissional podem variar de R$150 reais até R$800 reais, isso online.

Cabe a você trabalhador decidir o que realmente deve fazer com a situação.

Agendar Orientação Trabalhista Online, Saiba Como!

O Ministério do Trabalho passou a fazer todos os seus atendimentos de forma online, ou seja, agora você agenda serviços apenas pela internet.

Os trabalhadores podem entrar no site do Ministério do Trabalho e solicitar o agendamento da orientação.

O processo é o mesmo que para agendamento para tirar carteira de trabalho, por exemplo.

Lembrando que para fazer sua carteira de trabalho, escolha no portal do Ministério do Trabalho a aba “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”.

Em seguida, escolha a melhor data e horário para o seu atendimento presencial. Para concluir, preencha com seu CPF, data de nascimento, bem como o número de telefone para contato.

Ao final, basta clicar em “Agendar” e pronto, o seu agendamento está feito!

Para orientações particulares é necessário que você faça o agendamento no site do qual escolheu.

Por fim, saiba que a orientação trabalhista é um direito seu, de cidadão. Além disso, ela pode ser solicitada sempre que necessário.

Esteja sempre atento a situações no seu ambiente de trabalho e não deixe seus direitos passarem em branco.

Para finalizar, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e informe ainda mais pessoas sobre este assunto, que muitos desconhecem.

Antes de mais nada, assista ao vídeo abaixo e saiba ainda mais sobre a orientação trabalhista no site → Seguro Desemprego Web