Skip to content

Agendamento no saa.mte.gov.br – Fique sabendo de tudo

Saiba tudo sobre o Ministério do Trabalho agendamento seguro desemprego no saa.mte.gov.br  nesso artigo que vamos mostrar pra você que está querendo saber como agendar para tirar seus documento.



O Site saa.mte.gov.br é um portal de autoatendimento criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, para que os cidadãos pudessem ter acesso a agendamentos  e determinados serviços de forma virtual.

Esta medida permite que o cidadão economize tempo, já que pequenos serviços e tais agendamentos podem ser realizados pela internet, sem sequer sair de casa.

Isto propicia mais agilidade nos serviços, já que não é necessário passar por trânsitos e filas. Além disso, auxilia nos atendimentos presenciais, já que os órgãos podem ficar desafogados ao oferecerem esta medida.




O  Agendamento no saa.mte.gov.br,, passou a oferecer uma modalidade de serviços que até algum tempo atrás não existia o atendimento virtual.

E assim, por meio dos agendamentos online, os cidadãos não precisam mais se deslocar para as unidades de atendimento, fazendo com que você economize tempo e recursos!

Agendamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS bem como, Seguro Desemprego, podem ser feitos por meio do site Agendamento no saa.mte.gov.br! Para isso, basta que o requerente esteja munido de seus documentos pessoais para a devida identificação.




Uma vez feito o Agendamento no saa.mte.gov.br, é necessário ater-se à data, local e horário do referido atendimento, já que, na maioria das vezes, em caso de atraso, o solicitante pode perder o horário e ter que realizar o reagendamento.

Todo este processo permite que a população tenha algumas facilidades a mais em suas vidas, como a dinamicidade e agilidade no Agendamento no saa.mte.gov.br destes serviços, uma vez que a locomoção para realizar o agendamento prévio não é necessária!

Procedimento necessário para realizar Agendamento no saa.mte.gov.br

Aqui iremos abordar todo o procedimento necessário para você realizar seus agendamentos, bem como os serviços disponibilizados pelo saa.mte.gov.br e como os cidadãos podem utilizar este site para determinados fins!

Você poderá acompanhar abaixo:

Como fazer seu Agendamento no saa.mte.gov.br

Agendamento no saa.mte.gov.br

Por meio do site saa.web mte gov br, os cidadãos brasileiros podem acessar a todos os serviços que estão disponíveis! O próprio site do Ministério do Trabalho relaciona o Sistema de Atendimento Agendado por meio dos links externos. O processo de Agendamento no saa.mte.gov.br, seja qual for a modalidade, é extremamente simples!



Se você deseja agendar emissão da carteira de trabalho, por exemplo, confira abaixo a instruções:

  • Acesse o site oficial saa.mte.gov.br;
  • Clic em agendar atendimento
  • Selecione seu Estado e seu Município;
  • Em seguida, selecione o Tipo de Atendimento, neste caso, você deve selecionar Emissão de Carteira de Trabalho Brasileira, mas se esta não for sua opção, escolhe o que se encaixar para seu atendimento;
  • É importante ressaltar, que só aparecerão os municípios que estiverem aptos a realizarem os atendimentos agendados. Isto ocorre com maior frequência em cidades de portes grandes.
  • Caso seu município não esteja listado, selecione a cidade mais próxima para realizar seu agendamento;
  • Após este processo, informe o código indicado e clique em Prosseguir;
  • Você será redirecionado a uma planilha com todas as unidades de atendimento disponíveis no município selecionado.
  • Clique sob o ícone de calendário;
  • Selecione o dia que você deseja ser atendido de acordo com a data disponível no calendário exibido;
  • Selecione o horário de atendimento que melhor se encaixe em sua rotina;
  • Informe seu CPF; Data de Nascimento e Telefone para contato. Feito isto, insira o código verificador e clique em agendar.  Conforme indicado na imagem abaixo:

como fazer seu Agendamento no saa.mte.gov.br

Orientação Trabalhista SAA.MTE.GOV

Outro recurso disponibilizado aos cidadãos brasileiros pelo portal SAA, é o agendamento do TEM para Orientações Trabalhistas.

Este é um serviço solicitado em diversas ocasiões como, empregados que desejam receber auxílios por acidente de trabalho, invalidez, dúvidas quanto a informações previdenciárias e demais questionamentos trabalhistas.

O processo de agendamento para orientações trabalhistas também é muito simples!

Para realiza-lo, basta acessar o site saa.mte.gov.br assim como mencionado acima e, optar pelo serviço “Ministerio do Trabalho Orientação Trabalhista Agendamento’.

agendamento orientação trabalhista mte
saa.mte.gov.br Recurso

Todo o restante do procedimento é exatamente como descrito e então você precisará selecionar a data e local onde deseja agendar seu atendimento.

Não se esqueça de chegar à unidade de atendimento com seus documentos de identificação, que geralmente são especificados no final do agendamento.

Sem sua documentação você não poderá receber seu atendimento!

Recursos Seguro Desemprego

O Ministério do Trabalho permite agendamento também para a solicitação de Seguro Desemprego!

O seguro desemprego é um montante pago a empregados que foram demitidos pelo empregador sem justa causa.

Para receber este benefício, é necessário realizar o seu agendamento prévio para que o atendimento possa ser realizado.

Para exigir o atendimento para solicitação e entrada em Seguro Desemprego, você deverá:

  • Acessar o site SAA.MTE.GOV.BR;
  • clic em agendar atendimento;
  • Inserir seu Estado e Município – aonde será seu atendimento;
  • No campo Tipo de Atendimento, clique em Entrada no Seguro Desemprego;
  • Forneça todas as informações solicitadas. É importante comparecer no dia com seu contracheque atualizado, pois o seguro é calculado com base no salário registrado de cada empregado.

Importante salientar, que toda a documentação necessária para o dia do atendimento será exibida ao fim do processo de Agendamento no saa.mte.gov.br

No entanto, documentos de identificação com foto como o RG, além de Carteira de Trabalho e CPF são obrigatórios nesta situação.

Nunca se esqueça de sua documentação e do horário de atendimento do Ministério do Trabalho!

Agendamento no saa.mte.gov.br da Carteira de Trabalho 1 Via

Conforme ensinado acima, o processo de agendamento para emissão de 1ª via de Carteira de Trabalho é muito fácil.

  • Ao acessar o portal saa.mte.gov.br, identifique corretamente o campo Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro.
  • Após fornecer seus dados cadastrais e seus documentos, você terá seu horário agendado!
  • Compareça no horário e local escolhidos para que seu atendimento não seja cancelado!

Entenda melhor como funcionam os critérios avaliados durante o atendimento para o Seguro Desemprego.

Segundo as novas regras vigentes e estipuladas em 2018 para o direito ao Seguro desemprego, o trabalhador deverá:

  1. Ter sido demitido pelo empregador sem justa causa;
  2. Ao solicitar tal benefício pela primeira vez, deve ter recebido, no mínimo, 18 salários. Sendo consecutivos ou não, nos últimos 24 meses imediatamente anteriores à data de demissão;
  3. Ter trabalhado, no mínimo, 18 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses anteriores à data de demissão;
  4. Caso o trabalhador esteja solicitando o benefício pela segunda vez, ele deverá se enquadrar nas seguintes situações:

-Ter recebido ao menos 12 salários, ininterruptamente ou não, nos últimos 16 meses anteriores à data de demissão;
-Ter trabalhado ao menos 12 meses, ininterruptamente ou não, nos últimos 36 meses anteriores à data de sua demissão.

Agendamento RAIS

A RAIS é um documento que deve ser emitido anualmente pelas empresas, ou seja, por pessoa jurídica e entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

De acordo com informações do Serpro, a RAIS tem a finalidade de indicar os vínculos empregatícios presentes na administração pública e privada, por meio do CNPJ. Além disso, a RAIS também consta empregados cadastrados no INSS (CEI).

Outra funcionalidade da RAIS é fornecer dados para a formação de estatísticas quanto a decisões governamentais.

Gerar dados diversos para sistemas como CAGED, Seguro Desemprego, Abono Salarial, PIS, PASEP, FGTP e para órgãos como IBGE e INSS também é função da RAIS.

O trabalhador empregado é especialmente interessado na RAIS já que, caso o empregador não pague corretamente, o empregado não tem direito ao Abono Salarial.

Se esta for a situação, não é possível resolver a pendência no Bando do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, que são os bancos conveniados.

Para isso, o empregador deverá ser acionado judicialmente na Justiça do Trabalhador para regularizar a situação mediante o intermédio do aparato legal.

Para evitar esta situação, o próprio empregado pode consultar se a RAIS está sendo paga corretamente por meio do site saa.mte.gov.br.

Ao adentrar no sistema  Agendamento no SAA.MTE.GOV.BR orientação trabalhista e informar seu Estado e Município, no campo serviços opte por Informações RAIS para o trabalhador.

Este procedimento é realizado conforme os outros mencionados acima. Forneça os dados solicitados como sua documentação pessoal, endereço, e-mail e selecione a melhor data, horário e local de atendimento.

Ao ter acesso à documentação necessária, o atendente irá verificar se seu(s) empregador(es) está pagando corretamente as RAIS para que seu benefício mantenha-se ativo!

Telefone Ministério do Trabalho

O trabalhador possui o respaldo legal do Ministério do Trabalho em qualquer situação empregatícia.

É importante ressaltar que, embora o portal saa.mte.gov.br esteja à disposição da população brasileira, os trabalhadores também podem recorrer ao atendimento telefônico ou até mesmo presencial.

Caso você possua alguma dúvida, questionamento, critica ou reclamação, o SAA MTE agendamento telefone do Ministério do Trabalho está disponível aos trabalhadores que desejarem entrar em contato.

Embora algumas cidades possuam seus próprios postos de atendimento do Ministério do Trabalho, não é possível indicar o número telefônico de todos.

No entanto, o telefone 158 está à disposição para os cidadãos que desejarem atendimento.

Desta forma, cada cidade conta com uma unidade de atendimento do MTE. Caso você opte pelo atendimento presencial, pode ligar ao número informado e solicitar o endereço do Ministério do Trabalho de sua cidade.

Caso você deseje se dirigir à superintendência do MTE, o endereço é:

Esplanada dos Ministérios Bloco F – Zona Cívico-Administrativa, Brasília – DF, 70059-900.

No site SAA.MTE.GOV.BR estão presentes diversas informações e serviços disponíveis aos funcionários!

Embora o telefone esteja à disposição da população para sanar dúvidas, os agendamentos só poderão ser realizados por meio do SAA.

Os agendamentos são feitos em poucos minutos e são autoexplicativos, bem como a lista de documentação necessária para o atendimento!

Para saber mais, leia nosso artigo exclusivo: → Seguro Desemprego Web: Noções Gerais Sobre o Benefício

Veja o video: