Skip to content

Correção do FGTS – Saiba Mais Sobre





Entenda melhor sobre a correção do FGTS, e veja quais são os seus direitos. 

O Fundo de Garantia por tempo de serviço  (FGTS), é um fundo que beneficia todos os anos milhares de trabalhadores que trabalhavam com carteira assinada, e foram demitidos do serviço sem justa causa. 

Mas ao longo de muitos anos,  a decisão sobre a correção do FGTS, seguiu critérios que fizeram com que o trabalhador tenha recebido, uma quantia menor do que que de fato deveria. 

Recentemente as notícias sobre a correção do FGTS, voltou a ser notícia, e muitas pessoas passaram a ter direito a essa quantia da correção. 




Para que você possa entender melhor sobre esse assunto, acompanhe nosso conteúdo: 

Noticias Sobre a Correção do FGTS
Noticias Sobre a Correção do FGTS

Continue acompanhando nosso artigo e tire todas as dúvidas relacionadas a esse tema. 

O Que é a Correção do FGTS?





A correção do FGTS se faz necessária, pois durante um determinado período o Governo aplicou a Taxa Referencial (TR), que é um índice de atualização monetária considerada muito baixo . 

E isso fez com que o trabalhador, tivesse uma perda nos valores poupados do FGTS muito grande, e com isso, recebesse um valor menor do que deveria ter recebido. Por isso a necessidade de solicitar a correção do FGTS.

Debates sobre a correção do FGTS atualmente

Em 2018 o Supremo Tribunal Federal,  decidiu por unanimidade de votos, que deve haver a substituição do índice de correção do FGTS. 

Com isso,  a correção deixou de ser calculada sobre a TR (Taxa Referencial). E a partir de agora, a correção do FGTS seja pelo INPC (índice Nacional de Preço ao Consumidor).

Na prática isso quer dizer, que os valores de correção podem chegar até 88% do saldo que havia disponível na época. De acordo com dados divulgados através do site JusBrasil (https://julianagonchorosky.jusbrasil.com.br/noticias/682660294/revisao-do-fgts-voce-pode-ter-esse-direito).

Quem Tem Direito a Correção do FGTS de 1999 a 2013?

Todo trabalhador que manteve a conta do FGTS ativo, tem direito a correção do FGTS de 1999 a 2013. Até mesmo aqueles, que atualmente já estejam aposentados ou mesmo os que já fizeram o saque dos valor do FGTS.

Entretanto é importante ficar atento, ao processo para solicitar correção do FGTS e como fazer para receber. Vamos explicar de forma detalhada essas informações nos próximos tópicos.

Como Solicitar Correção do FGTS

Para solicitar a correção do FGTS da Caixa, é necessário entrar com uma ação judicial.  Que só poderá ser feita por meio de um advogado. 

Para entrar com a ação de correção do FGTS, será necessário ter os seguintes documentos: 

  • RG, CPF ou outro documento com foto
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de Residência 
  • Extrato do FGTS do período (entre 1999 e 2013)

Como Calcular a Correção do FGTS 1999 a 2013, o Que é Necessário?

É possível ter acesso, ao cálculo da correção do FGTS online através do site da Justiça Federal. (https://www2.jfrs.jus.br/fgts-net/)

Ao acessar o site você terá duas opções:

1ª opção: É possível baixar, ou utilizar online um programa em formato de planilha de Excel. Basta clicar na opção clique aqui: 

Correção do FGTS

2ª Opção: É possível ter acesso ao cálculo de correção do FGTS Caixa Econômica Federal, online. Basta clicar na opção clique aqui.

correção FGTS

Em ambos os casos tenha em mãos o extrato do FGTS, entre 1999 e 2013, para fazer as contas. E insira todos os valores na tabela de forma correta, para realizar a consulta a correção do FGTS, de forma adequada.  

Veja mais informações sobre o FGTS em nosso blog → Seguro Desemprego Web e acompanhe o vídeo: