Skip to content

Como Consultar Parcelas do Seguro Desemprego?





A quantidade de parcelas do Seguro Desemprego varia de 03 a 05 parcelas. Mais adiante explicaremos o porquê desta variação. Estas parcelas podem ser retiradas na Caixa Econômica Federal.

O Seguro Desemprego é um dos maiores benefícios concedidos ao trabalhador brasileiro quando ele é dispensado do seu emprego por Dispensa sem justa causa




Após a leitura deste artigo, você entenderá tudo a respeito de parcelas de Seguro Desemprego, através da Caixa Econômica compreendendo as questões abaixo:

Consulta do Seguro Desemprego
Consulta do Seguro Desemprego

Quantas são as Parcelas do Seguro Desemprego?





O trabalhador dispensado sem justa causa do seu emprego, terá direito de 03 a 05 parcelas de Seguro Desemprego.

A quantidade de parcelas dependerá do tempo trabalhado antes de sua rescisão. Outro fator que define também a quantidade de parcelas, é se é a primeira, segunda ou terceira solicitação, conforme quadro abaixo:

consultar parcela do Seguro Desemprego

A exceção à regra acima é para a trabalhadora doméstica. Elas tem direito somente a 03 parcelas de Seguro Desemprego.

Como Funciona os Valores do Seguro Desemprego?

A tabela com os valores dos seguro desemprego é reajustada anualmente pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao consumidor, índice que mede a inflação.

Para encontrar o valor da parcela a ser recebido pelo trabalhador, calcula-se a média dos 03 últimos contracheques e vai para a tabela. Abaixo os valores praticados em 2019:

Tabela de Emprego

A exceção à regra acima é para a trabalhadora doméstica. Elas tem direito somente ao salário mínimo vigente.

Como Consultar Parcelas pagas do Seguro Desemprego?

Existem várias formas de se consultar as parcelas do seguro desemprego de um jeito seguro e confiável. Você poderá acompanhar calendários de pagamentos, parcelas já pagas e extratos de modo geral:

  •  Acessar o site do Seguro Desemprego da Caixa Econômica Federal e clicar na Aba Seguro Desemprego. Você vai precisar de login e senha para acessar o aplicativo da caixa : https://servicossociais.caixa.gov.br/
  •  Ligar no 0800 726 0207! A ligação é gratuita! Você não paga absolutamente nada!
  • Ir pessoalmente a uma das agências da Caixa Econômica Federal!

Quem Tem Direito as Parcelas do Seguro Desemprego?

Tem direito as parcelas do Seguro Desemprego o trabalhador brasileiro da economia formal e trabalhador doméstico, que foi demitido pelo motivo de dispensa sem justa causa.

No Tópico acima “Quantas são as parcelas do Seguro Desemprego”, demonstramos como funciona a quantidade de parcelas e quantidade de meses trabalhados para solicitar o Seguro Desemprego.

No entanto o que você precisa saber é se você tem direito ao Seguro Desemprego. Se você se encaixa nas regras atuais, que é ser trabalhador da economia formal, e trabalhador doméstico e o mais importante:

Não estar recebendo nenhum benefício do governo federal. Abaixo definições para cada tipo de trabalhador:

  •  Trabalhador da economia formal – Todo trabalhador vinculado a uma pessoa jurídica, a uma empresa com todos os direitos trabalhistas e que receba remuneração!
  • Trabalhador doméstico: Todo trabalhador que presta serviços de forma continua para empregadores que não tenham fins lucrativos. Pode ser a famosa secretária do lar, o jardineiro, o motorista, a baba e outras atividades correlatas.

Portanto, se você pertence a uma das classes definidas acima, então você tem direito ao seguro desemprego que é pago pela Caixa Econômica. Se você quiser mais informações sobre o tema, acesse nosso blog  → Seguro Desemprego Web,como assista ao vídeo: