Skip to content

Saiba o Prazo do Seguro Desemprego

Interessado  em saber qual o prazo do Seguro desemprego? então você acaba de entrar no lugar certo.



O trabalhador da economia formal e a empregada doméstica, ambos demitidos por dispensa sem justa causa, podem receber de 03 a 05 parcelas do seguro desemprego através da Caixa Econômica Federal.

No entanto, esta quantidade de parcelas vai depender do período trabalhado anteriormente ao requerimento do seguro desemprego.




Após a leitura deste artigo, você estará apto a dar entrada no seu seguro desemprego sem perder nenhum prazo com as respostas que daremos para as questões abaixo:

, tabela de seguro desemprego tempo
Saiba o Prazo do Seguro Desemprego

Como Consultar o Prazo do Seguro Desemprego?





Na regra do requerimento do seguro desemprego junto à Caixa Econômica Federal, existem 02 prazos bem diferentes para se dar entrada no seguro!

Veja abaixo como funcionam estes prazos para distintas categorias:

Trabalhadores formais ou trabalhadores da iniciativa privada, ligados a uma figura jurídica, devem dar entrada no requerimento do seguro num prazo de 07 a 120 dias corridos contados a partir do dia seguinte à data da demissão sem justa causa.

Para os Trabalhadores domésticos, esse prazo passa a ser de  07 a 90 dias contados a partir do dia seguinte à data da demissão sem justa causa.

Importante salientar , que os dias são corridos! Feriados e finais de semana tão valendo!!! São levados em consideração nesta contagem!

Qual a Carência para o Seguro Desemprego?

O Seguro-Desemprego é uma ajuda financeira e temporária, garantida pela Constituição Federal brasileira, a todos os trabalhadores brasileiros  que estejam desempregados, pelo motivo de dispensa sem justa causa.

O País vem atravessando uma recessão econômica muito grande, e com ela, um desemprego assustador. Por conta deste desemprego alarmante, foi preciso repensar a forma como o benefício do seguro desemprego estava sendo distribuído:

Ele priorizava mais desempregados com vínculo trabalhista de até 6 meses, e beneficiava menos trabalhadores desempregados com mais tempo de serviço.

Este desequilíbrio acarretava um volume muito grande de trabalhadores do primeiro emprego solicitando o benefício.

Procurando fazer uma distribuição mais justa e equilibrada, o governo criou novas  carências para se ter direito a requerer o seguro desemprego:

  • Ao solicitar o seguro desempregopela primeira vez, o desempregado deve ter trabalhado no mínimo 18 meses, no período de 24 meses imediatamente anteriores à dispensa;
  • Ao solicitar o seguro desemprego pela segunda vez, o desempregado deve ter trabalhado 12 meses nos últimos 16 meses;
  • Ao solicitar o seguro desemprego na terceira vez e seguintes, o desempregado deve ter trabalhado 6 meses nos últimos 6 meses.

A carência pode ser um empecilho para que o trabalhador desempregado  receba  este benefício. Entre uma solicitação e outra de seguro desemprego, é exigida uma carência de prazo de 16 meses.

Portanto, fique ligado a esses prazos! Pois evitará frustrações, perda de tempo e falsos planejamentos financeiros.

Por Quanto Tempo Recebo o Seguro Desemprego?

O benefício do seguro desemprego é pago através da Caixa Econômica Federal por um período de três a cinco meses.

Este valor é calculado a partir remuneração média recebida pelo trabalhador nos últimos três meses anteriores à dispensa. Esta quantidade de parcelas irá depender da quantidade de meses trabalhados anterior à data do desligamento:

  1. Primeira solicitação – 04 parcelas (Ter entre 18 a 23 meses de registro em carteira de trabalho).
  2. Primeira solicitação – 05 parcelas (Ter a partir de 24 meses de registro em carteira de trabalho).
  3. Segunda solicitação – 03 parcelas ( Ter entre 09 e 11 meses de registro em carteira de trabalho).
  4. Segunda solicitação – 04 parcelas ( Ter entre 12 e 23 meses de registro em carteira de trabalho).
  5. Segunda solicitação – 05 parcelas ( Ter a partir de 24 meses de registro em carteira de trabalho).
  6. Terceira solicitação – 03 parcelas ( Ter entre 06 e 11 meses de registro em carteira de trabalho).
  7. Terceira solicitação – 04 parcelas ( Ter entre 12 e 23 meses de registro em carteira de trabalho).
  8. Terceira solicitação – 05 parcelas ( Ter a partir de 24 meses de registro em carteira de trabalho).

Como Consultar Prazo de Seguro Desemprego pela Internet?

A forma mais rápida e segura de se consultar as parcelas do seguro desemprego é pela internet. Online você poderá acompanhar calendários de pagamentos, parcelas já pagas e parcelas a receber. Isto sem sair do conforto de sua casa ou de uma  lan house. Basta você acessar o site da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx

E seguir os seguintes passo a passo:

  • Clicar na Aba de Benefícios
  • Clicar na opção Benefícios do Trabalhador
  • Clicar na opção Seguro Desemprego
  • Clicar na opção Consultar Pagamentos

Antes de acessar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, você vai precisar de login e senha. No momento da consulta sobre seguro desemprego, esteja munido do documento do PIS!

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples utilizar os serviços da Caixa Econômica Federal no recebimento do benefício do seguro desemprego.

Aproveite e acesse nosso blog: →  Seguro Desemprego Web: Noções Gerais Sobre o Benefício  e veja outros artigos.

Para saber mais assista o video: