Skip to content

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Caixa Trabalhador




Quer usar o aplicativo Caixa Trabalhador mas ainda tem dúvidas? Pois saiba que este é um dos aplicativos mais simples e fáceis de usar. Ferramenta essa criada pelo governo a fim de viabilizar as informações mais importantes sobre os benefícios trabalhistas.

As principias informações que você terá acesso estão relacionados à:

  • Situação do Seguro desemprego.
  • Abono Salarial.
  • FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço).
  • Saldos de PIS e PASEP.
  • Extrato de rendimentos.

Se você já faz uso de um dos aplicativos Caixa Econômica, basta usar o CPF como login, afinal, não é segredo para ninguém que a instituição financeira que administra os principais benefícios do trabalhador é a CEF.

Nos dias de hoje, todas as pessoas buscam facilidades, e pensando nisso os aplicativos governamentais estão bem simplificados, e desde a última atualização dos Apps Caixa, foi criado o login unificado.

Nos tópicos abaixo vamos explicar como cadastrar senha para aplicativo Caixa Trabalhador, para quem ainda não a possui e desvendaremos todas as funções do App.




Confira tudo agora mesmo:

O que é o App Caixa Trabalhador?

Como baixar este aplicativo

O aplicativo Caixa Trabalhador é uma plataforma aonde você pode acessar informações sobre o PIS/PASEP, Abono Salarial e o seguro desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas, confirmar o pagamento e conferir o seu extrato.

Vantagens do Aplicativo Caixa Trabalhador

No aplicativo Caixa Trabalhador você conta com assistência, onde pode tirar todas as suas dúvidas sobre o PIS/PASEP, Abono Salarial e seguro desemprego.




Pode ter controle sobre as datas de pagamentos e conta também com a função de agendamento na própria agenda do celular para que você não perca as datas de recebimento. A comodidade também entra para a lista das vantagens do aplicativo Caixa Trabalhador.

Através dele você pode encontrar a Caixa mais próxima de você, ter acesso às parcelas já liberadas, simular o benefício a receber de acordo com o salário informado e meses trabalhados no exercício referente através da calculadora do Abono, entre outras muitas opções que estão disponíveis no aplicativo.

Quem pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador?

O aplicativo Caixa Trabalhador visa facilitar a vida de quem trabalha com carteira assinada, através dele é possível consultar informações como PIS/Pasep, abono salarial, seguro desemprego, e muito mais. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício através do app.

Como baixar o aplicativo caixa do trabalhador?

Baixe Agora

Você pode baixar aplicativo Caixa Trabalhador rapidamente pela loja de aplicativos do seu celular, fazendo uma busca pro “Caixa Trabalhador”, ou você pode usar um dos links abaixo:

  • App Caixa Trabalhador Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.trabalhador
  • App Caixa Trabalhador iOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-trabalhador/id1047323337
  • Baixe o aplicativo disponível para Android e iOS
  • Após instalar, abra o app
  • Entre com o número do seu CPF ou o número do seu NIS (que pode ser encontrado na carteira de trabalho)
  • Após preencher com seus dados, o aplicativo já vai puxar informações relacionadas ao cadastro do usuário. Mas nenhum valor será divulgado: para isso, você precisa cadastrar uma senha (ou entrar com a senha já cadastrada).

  • Clique em “Ver os valores” logo abaixo do seu nome e acima das informações sobre PIS/Abono Salarial
  • Cadastre uma senha ou entre com a senha cadastrada, ou solicite a reconfiguração da senha.

Pronto! Você já pode conferir todas as informações disponibilizadas.

Qual as principais funções deste App Caixa

Depois de aprender como baixar e se cadastrar no aplicativo Caixa Trabalhador, para que serve, é a próxima informação importante a saber, ou seja, você conhecerá agora quais as principais funções deste aplicativo, que são:

  • Consultas: Você tem acesso aos extratos de Abono e Seguro-desemprego
  • Meu INSS: Você encontrará todas as suas informações cadastradas no INSS, como PIS / NIS / CTPS e outros.
  • Suas Mensagens: Esta categoria ainda não foi liberada pelo sistema da CEF.
  • Abono Salarial: Você pode verificar os valores e o calendário recente do Abono salarial.
  • Calculadora do Abono: Você pode fazer seus próprios cálculos do valor do Abano.
  • Ajuda: Você verá as perguntas e respostas mais frequentes sobre o Abono Salarial e o Seguro desemprego.

Aplicativo Caixa Trabalhador Android

Como pode ver, no App Caixa Trabalhador, você tem as ferramentas mais importantes para verificar o valor dos benefícios a receber e ainda pode averiguar para quando a Caixa Econômica Federal agendou o seu pagamento.

Consultar PIS/Pasep pelo aplicativo Caixa do trabalhador

Para verificar se você tem o direito ao recebimento do PIS, basta entrar no app Caixa Trabalhador com o número do NIS. . O app já mostra, na tela inicial, se existe cota do PIS disponível para você, mas para saber o valor é preciso informar a senha de cadastro.

Após isso, clicar em “Consultas” e ir na área de “Cotas do PIS/Rendimentos”, depois clique em “Calendários” para saber quais são os períodos de saques já divulgados. Lembrando que os primeiros a receberem as cotas do PIS/Pasep são os contribuintes com idade a partir de 57 anos.

Como consultar abono salarial no aplicativo Caixa Trabalhador

Para você consultar saldo App Caixa do seu Abono Salarial, ou mesmo do Seguro desemprego é bem simples, e o procedimento é:

  1. Abra o aplicativo.
  2. Insira seu CPF e senha.
  3. Toque na opção “Consultas”.
  4. Escolha entre as opções, “Exercício Vigente”, “Exercícios Anteriores” ou “Seguro Desemprego”.
  5. Ao abrir uma das opções todas as informações da escolha que fez aparecerão.

Cadastro caixa trabalhador

Na opção “Abono Salarial” do aplicativo Caixa Trabalhador você encontra o calendário de pagamento e o valor a ser pago com base no salário-mínimo vigente, que no caso é de R$1045,00, como mostra a imagem acima.

O abono do PIS pode ser pago em poupança digital?

O abono do PIS poderá sim ser pago através da poupança digital.  Os trabalhadores com carteira assinada sem conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o abono salarial 2020/2021 sem a necessidade de ir a uma agência.

As contas digitais foram abertas de forma gratuitamente pela Caixa. O pagamento pela poupança digital foi autorizado por lei sancionada no fim de outubro passado, que autoriza permanentemente o pagamento de diversos benefícios sociais e trabalhistas por meio eletrônico, evitando assim a aglomeração em filas de bancos e facilitando mais a vida do trabalhador.

O aplicativo também permite movimentações bancárias, pagamentos de boletos e até três transferências gratuitas por mês para qualquer outra conta bancária.

O aplicativo Caixa Trabalhador não funciona, o que fazer?

Infelizmente nada é perfeito, e sim, as vezes, ao acessar, pode acontecer surgir erro aplicativo Caixa Trabalhador e os mais comuns são:

  • Senha: Neste caso, se você esqueceu sua senha, é necessário fazer a recuperação se senha, para isso clique e “Esqueci senha” e siga o procedimento indicado.
  • PIS/NIS errado: caso seja indicado no aplicativo Caixa Trabalhador erro PIS cadastro, é preciso fazer a atualização no site RAIS (http://www.rais.gov.br).
  • App travando: Neste caso uma das maneiras para solucionar o problema é excluir o aplicativo e baixá-lo novamente. Ou aguardar pelo menos 24 horas, caso o problema seja no servidor da Caixa.

Caso ainda tenha dúvidas sobre seus direitos como trabalhador, dê uma olhada nos outros artigos que estão em nosso blog, “Seguro Desemprego Web”.

Confira no vídeo abaixo como recuperar senha do aplicativo Caixa Trabalhador.