Skip to content

Seguro Desemprego da Caixa Econômica, Saiba Mais!





Se você está procurando informações sobre o Seguro Desemprego da Caixa Econômica, você está no lugar certo. Acompanhe nosso artigo:

O Seguro desemprego foi instituído no ano de 1986. Lá se vão 33 anos de um grande benefício criado para apoiar brasileiros desempregados.




A finalidade do seguro desemprego é estritamente social, pois fornece ajuda de custo ao trabalhador desempregado.

O seguro desemprego é financiado pelos empresários, na figura da pessoa jurídica, através de contribuição de impostos tipo PIS (programa de Integração Social).

O empregado não faz contribuições para o programa do seguro desemprego.
Até o final deste artigo, mostraremos como funciona o saque do Seguro desemprego através da Caixa

Econômica respondendo as questões abaixo:

Caixa Econômica Seguro Desemprego
Caixa Econômica Seguro Desemprego

Porque Recebo o Seguro Desemprego da Caixa?





A primeira coisa que você precisa saber é se você tem direito ao Seguro Desemprego. Se você se encaixa nas regras atuais, que é ser trabalhador da economia formal, e trabalhador doméstico e o mais importante:

Não estar recebendo nenhum benefício do governo federal. Abaixo definições para cada tipo de trabalhador:

  • Trabalhador da economia formal – Todo trabalhador vinculado a uma pessoa jurídica, a uma empresa com todos os direitos trabalhistas e que receba remuneração!
  • Trabalhador doméstico: Todo trabalhador que presta serviços de forma continua para empregadores que não tenham fins lucrativos. Pode ser a famosa secretária do lar, o jardineiro, o motorista, a baba e outras atividades correlatas.

Portanto, se você pertence a qualquer uma das classes definidas acima, então você tem direito ao seguro desemprego que é pago pela Caixa Econômica. Continue a leitura deste artigo e você saberá quais são as regras para receber este benefício.

Como Dar Entrada ao Seguro Desemprego?

Tudo que fazemos em nossas vidas, tem um protocolo a ser seguido! Com a retirada do seguro desemprego na Caixa Econômica não podia ser diferente! Abaixo, listamos as principais regras e documentação de como dar entrada no seguro desemprego pela Caixa Econômica Federal.

  • Trabalhador da economia formal – Requerimento do seguro desemprego devidamente preenchido pelo empregador em 02 vias, Termo de rescisão de contrato de trabalho sem justa causa, Comprovante do saque do FGTS, Carteira de Trabalho, carteira de Identidade, os 03 últimos contracheques e extrato atualizado do FGTS.
  •  Trabalhador doméstico: Requerimento do seguro desemprego, carteira de trabalho, carteira de identidade, Comprovante de inscrição individual junto ao INSS ou inscrição no PIS, Termo de rescisão por dispensa sem justa causa e comprovante do recolhimento das contribuições previdenciárias e contribuições para o FGTS.

De posse da documentação acima, o trabalhador deve se dirigir pessoalmente a qualquer agência da Caixa Econômica Federal num prazo de até 120 dias para o trabalhador da economia formal e até 90 dias para o trabalhador doméstico.

Estes prazos são contados a partir da data de demissão. Um preposto da Caixa Econômica Federal analisa a documentação e informa quando você começará a receber suas parcelas.

Baseado nesta análise será definido o valor e quantidade de parcelas. Estas parcelas podem ser recebidas em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, ou nas Casas lotéricas com o cartão cidadão.

Se você tiver uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, a própria caixa fará os depósitos diretamente nesta conta e assim, você não precisará se deslocar até uma agencia.

Caixa Econômica Federal Consulta do Seguro Desemprego

Como Consultar o Seguro Desemprego na Caixa Econômica?

Você tem várias formas de acessar e consultar as parcelas do seu seguro desemprego junto à Caixa Econômica através dos canais de atendimento:

 Através do Cartão cidadão! – Esse cartão você adquire através da central telefônica de número 0800-726-0207 ou diretamente na Caixa Econômica.
 Diretamente nas agências da Caixa Econômica
 Ligando através da central telefônica 0800-726-0207
 Através das redes sociais como pagina no face book
 E por último, através do site:

http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx

Quem Realmente Tem Direito ao Seguro Desemprego na Caixa?

Tem direito a receber o seguro desemprego pago através da Caixa Econômica Federal o trabalhador formal e doméstico que tenha sido demitido pelo motivo de DISPENSA SEM JUSTA CAUSA.

Uma outra situação que dá direito a receber o seguro desemprego, é quando um contrato de trabalho é suspenso por conta de participação do trabalhador em treinamentos de qualificação profissional. Essa qualificação tem que ser oferecida pelo empregador.

  • Regra geral para se receber o seguro desemprego pela Caixa Econômica Federal:
  • Não estar recebendo nenhum benefício do governo, exceto pensão por morte ou auxilio acidente;
  • Ter sido demitido por dispensa sem justa causa;
  • Estar desempregado no ato do requerimento do benefício e no período do recebimento das parcelas;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica (trabalhador formal) ou pessoa física (trabalhador doméstico);
  • Não possuir renda própria para seu sustento ou sustento de sua família.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples utilizar os serviços da Caixa Econômica Federal no recebimento do benefício do seguro desemprego.

Aproveite e acesse nosso Artigo → Seguro Desemprego Web: Noções Gerais Sobre o Benefício e veja outros artigos como, assista o vídeo abaixo: