Interessado em saber qual o prazo do Seguro desemprego? então você acaba de entrar no lugar certo.
O trabalhador da economia formal e a empregada doméstica, ambos demitidos por dispensa sem justa causa, podem receber de 03 a 05 parcelas do seguro desemprego através da Caixa Econômica Federal.
No entanto, esta quantidade de parcelas vai depender do período trabalhado anteriormente ao requerimento do seguro desemprego.
Após a leitura deste artigo, você estará apto a dar entrada no seu seguro desemprego sem perder nenhum prazo com as respostas que daremos para as questões abaixo:
- Como Consultar o Prazo do Seguro Desemprego?
- Qual a Carência para o Seguro Desemprego?
- Por Quanto Tempo Recebo o Seguro Desemprego?
- Como Consultar Prazo de Seguro Desemprego pela Internet?
Como Consultar o Prazo do Seguro Desemprego?
Na regra do requerimento do seguro desemprego junto à Caixa Econômica Federal, existem 02 prazos bem diferentes para se dar entrada no seguro!
Veja abaixo como funcionam estes prazos para distintas categorias:
Trabalhadores formais ou trabalhadores da iniciativa privada, ligados a uma figura jurídica, devem dar entrada no requerimento do seguro num prazo de 07 a 120 dias corridos contados a partir do dia seguinte à data da demissão sem justa causa.
Para os Trabalhadores domésticos, esse prazo passa a ser de 07 a 90 dias contados a partir do dia seguinte à data da demissão sem justa causa.
Importante salientar , que os dias são corridos! Feriados e finais de semana tão valendo!!! São levados em consideração nesta contagem!
Qual a Carência para o Seguro Desemprego?
O Seguro-Desemprego é uma ajuda financeira e temporária, garantida pela Constituição Federal brasileira, a todos os trabalhadores brasileiros que estejam desempregados, pelo motivo de dispensa sem justa causa.
O País vem atravessando uma recessão econômica muito grande, e com ela, um desemprego assustador. Por conta deste desemprego alarmante, foi preciso repensar a forma como o benefício do seguro desemprego estava sendo distribuído:
Ele priorizava mais desempregados com vínculo trabalhista de até 6 meses, e beneficiava menos trabalhadores desempregados com mais tempo de serviço.
Este desequilíbrio acarretava um volume muito grande de trabalhadores do primeiro emprego solicitando o benefício.
Procurando fazer uma distribuição mais justa e equilibrada, o governo criou novas carências para se ter direito a requerer o seguro desemprego:
- Ao solicitar o seguro desempregopela primeira vez, o desempregado deve ter trabalhado no mínimo 18 meses, no período de 24 meses imediatamente anteriores à dispensa;
- Ao solicitar o seguro desemprego pela segunda vez, o desempregado deve ter trabalhado 12 meses nos últimos 16 meses;
- Ao solicitar o seguro desemprego na terceira vez e seguintes, o desempregado deve ter trabalhado 6 meses nos últimos 6 meses.
A carência pode ser um empecilho para que o trabalhador desempregado receba este benefício. Entre uma solicitação e outra de seguro desemprego, é exigida uma carência de prazo de 16 meses.
Portanto, fique ligado a esses prazos! Pois evitará frustrações, perda de tempo e falsos planejamentos financeiros.
Por Quanto Tempo Recebo o Seguro Desemprego?
O benefício do seguro desemprego é pago através da Caixa Econômica Federal por um período de três a cinco meses.
Este valor é calculado a partir remuneração média recebida pelo trabalhador nos últimos três meses anteriores à dispensa. Esta quantidade de parcelas irá depender da quantidade de meses trabalhados anterior à data do desligamento:
- Primeira solicitação – 04 parcelas (Ter entre 18 a 23 meses de registro em carteira de trabalho).
- Primeira solicitação – 05 parcelas (Ter a partir de 24 meses de registro em carteira de trabalho).
- Segunda solicitação – 03 parcelas ( Ter entre 09 e 11 meses de registro em carteira de trabalho).
- Segunda solicitação – 04 parcelas ( Ter entre 12 e 23 meses de registro em carteira de trabalho).
- Segunda solicitação – 05 parcelas ( Ter a partir de 24 meses de registro em carteira de trabalho).
- Terceira solicitação – 03 parcelas ( Ter entre 06 e 11 meses de registro em carteira de trabalho).
- Terceira solicitação – 04 parcelas ( Ter entre 12 e 23 meses de registro em carteira de trabalho).
- Terceira solicitação – 05 parcelas ( Ter a partir de 24 meses de registro em carteira de trabalho).
Como Consultar Prazo de Seguro Desemprego pela Internet?
A forma mais rápida e segura de se consultar as parcelas do seguro desemprego é pela internet. Online você poderá acompanhar calendários de pagamentos, parcelas já pagas e parcelas a receber. Isto sem sair do conforto de sua casa ou de uma lan house. Basta você acessar o site da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx
E seguir os seguintes passo a passo:
- Clicar na Aba de Benefícios
- Clicar na opção Benefícios do Trabalhador
- Clicar na opção Seguro Desemprego
- Clicar na opção Consultar Pagamentos
Antes de acessar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, você vai precisar de login e senha. No momento da consulta sobre seguro desemprego, esteja munido do documento do PIS!
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples utilizar os serviços da Caixa Econômica Federal no recebimento do benefício do seguro desemprego.
Aproveite e acesse nosso blog: → Seguro Desemprego Web: Noções Gerais Sobre o Benefício e veja outros artigos.
Para saber mais assista o video: