Holerites: o que são?
Holerites são documentos emitidos por empresas, que tem como objetivo informar um funcionário de seus vencimentos, como salários e descontos. Assim, o trabalhador acessa todas as transações financeiras que envolvem as suas horas de serviço.
Os holerites também servem como esclarecedores quando existem dúvidas em relação a alguns descontos ou mudanças que a remuneração de um determinado mês sofreu.
O que deve ser inserido em um holerite?
Um holerite deve ser bem organizado com uma série de informações institucionais e financeiras. Por ser um documento enviado continuamente, ele precisa ser organizado em padrões.
Primeiramente, os holerites possuem um cabeçalho, este que deve ser organizado com os dados da companhia em questão. Dentre os dados, é necessário o preenchimento do nome e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa.
Abaixo estão algumas das informações que precisam estar em um contracheque:
Pagamentos
A data é obrigatória em um contracheque, ficando situada na parte superior direita. Além disso, abaixo dos dados empresariais, deve constar os dados do colaborador, como nome completo e cargo.
Na coluna chamada de “Descrição” são inseridos os recebimentos, ou seja, a remuneração. Em outra coluna, a “Referência”, deve especificar-se de onde vem o pagamento, isto é, o motivo do recebimento. Por fim, na coluna “Vencimentos”, é preenchido o valor bruto de salário.
O holerite completo deve mencionar as horas extras trabalhadas e todos os seus pagamentos. Além disso, recebimentos extras também devem ser documentados, como comissões e bônus.
Descontos
Na área de descontos estão separados os principais débitos da folha de pagamento. Quando ocorrem adiantamentos de salários, estes devem ser mencionados com clareza.
Ainda, há o recolhimento do INSS, que ocorre todo mês obrigatoriamente. Este desconto é calculado de modo único, pois se baseia no salário bruto de cada colaborador. Também existem os descontos de impostos, como o do IRFF (Imposto de Renda Retido na Fonte).
Por fim, os descontos de vale-transporte, que ocorrem quando o funcionário recebe o benefício. Nos casos de auxílio combustível, o registro no holerite também deve ser efetuado.
Holerite em planilha
Um dos modelos de holerite mais utilizados é o em planilha. Este modelo possui algumas vantagens, sendo a primeira a facilitação dos cálculos, visto que as planilhas no Excel podem automatizar diversos cálculos.
Outra vantagem é que as planilhas em Excel ajudam nas avaliações dos gestores, pois assim a empresa consegue visualizar e organizar os dados como custos e despesas.
Por fim, há a vantagem de que as planilhas podem facilitar as avaliações individuais. Com as métricas que a planilha oferece, é mais fácil de monitorar o desempenho de cada colaborador e ainda de tornar mais realistas as metas de cada um.
Holerite online
Diversas companhias trabalham com os holerites online, estes que podem ser visualizados em um computador ou até mesmo através de um celular. Desse modo, não é precisa a impressão. Por ser um modelo novo, muitos preferem utilizar o modelo mais tradicional, que é o de planilha.
Cabe ressaltar que a produção de um holerite passa por processos delicados, como os cálculos. Os erros podem causar problemas judiciais para a companhia. Por isso, recomendamos o investimento em plataformas de gestão renomadas.
Como ler um holerite
Como um funcionário, é comum que surjam dúvidas a respeito do que está escrito nos contracheques. Por isso, iremos explicar alguns termos que costumam levantar dúvidas:
- Salário-base – É a remuneração mensal do colaborador, acordada no contrato de trabalho;
- Benefícios – Estes dados podem representar horas extras, comissões ou qualquer outra bonificação;
- Gratificações – São pagamentos advindos de uma promoção de cargo ou por anos trabalhados na empresa;
- Folgas – Representam o valor de descanso semanal remunerado, o DSR;
- Contribuição sindical, assistencial, negocial ou confederativa – São recolhimentos que aparecem nos holerites de quem os autorizou, ou seja, não são descontos obrigatórios.
Em conclusão, lembramos a importância de holerites bem preenchidos e que são bem explicados aos funcionários.
Esta transparência fortalece a confiança do time de colaboradores com a empresa, o que deve impactar de modo positivo no desenvolvimento significante da companhia. Para conferir mais informações, basta ver o vídeo abaixo!