Se você tem dúvidas relacionadas a esses temas, este artigo é para você: Como Agendar Seguro Desemprego de Doméstica online? Como Agendar o Seguro Desemprego de Doméstica por telefone? Como preencher o formulário do Seguro da Doméstica?
O trabalho de uma doméstica é tão digno quanto outros trabalhos. Afinal de contas, limpar uma casa e ainda ter de cozinhar e passar não é tarefa para qualquer um: tem de ter profissionalidade e muita força de vontade.
Quando a empregada é demitida, a empregada doméstica precisa agendar seguro desemprego. Por causa disso, hoje em dia é possível que empregadas domésticas tenham seguro desemprego e possam agendar seguro desemprego doméstica. Para isso há três formas de agendar seguro desemprego doméstica e nesse artigo vamos mostrá-las quais e explicar direitinho.
Acompanhe comigo.
Como Agendar Seguro Desemprego de Doméstica online?
Tem dúvidas sobre: Seguro desemprego empregada doméstica como fazer o agendamento? Vamos explicar para você. Você sabia que a partir de 1º de fevereiro de 2016, as domésticas devem agendar seguro desemprego doméstica só pela internet ou telefone?
Isto é, não existirá mais o pronto atendimento nos postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego) para a requisição do seguro desemprego. A empregada terá de agendar seguro desemprego doméstica primeiramente por meio da internet pelo site da SAA (Sistema de Atendimento Agendado) do MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social) ou pelo telefone.
O agendamento para o seguro desemprego será determinado em qualquer uma das entidades de suporte presencial. A empregada será capaz de determinar uma hora para definir seu suporte das 8h30 às 17h00.
No dia combinado, a empregada terá que comparecer ao posto escolhido carregando toda a sua documentação pessoal e inclusive o Termo de Término de Contrato de Trabalho e o Formulário de Requerimento de Seguro Desemprego (em papel).
Este formulário de requerimento do seguro desemprego poderá ser achado em qualquer papelaria e o empregador terá de fornecê-lo a sua ex-funcionária. O que muda em todo esse caso é a forma de agendamento que será apenas on-line.
Se o posto de atendimento agendado para garantir o seguro desemprego estiver com vagas esgotadas, não tem problema: ninguém ficará sem seu devido atendimento. Mesmo que o prazo da doméstica vença no dia seguinte e se houver vagas para dali a alguns dias após o vencimento, ela poderá ir ao posto pessoalmente solicitar uma vaga de emergência.
Curiosamente, o agendamento online já era uma das opções para agendar seguro desemprego para doméstica, mas antes não era obrigatório. Naquela época, o site da SAA passava por maus bocados recebendo diversas críticas negativas, pois as pessoas não conseguiam agendar nada e tinha de passar noites em claros na fila dos postos de atendimento para tentar um atendimento presencial. Em março de 2017, foi prometida uma melhoria no sistema por parte do porta-voz do Ministério do Trabalho.
Como Agendar o Seguro Desemprego de Doméstica por telefone?
Para agendar seguro desemprego doméstica, além da internet, também será possível ser feita por telefone. Basta ligar para 158, que é a central de atendimento gratuita sobre questões de legislação trabalhista, seguro desemprego e abono salarial, programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo ministério.
Agendar seguro desemprego doméstica ficou tão fácil que você pode fazer em casa mesmo! Ligue e faça a sua solicitação para o: seguro de desemprego empregada doméstica.
Como preencher o formulário do Seguro da Doméstica?
O requerimento para agendar seguro desemprego doméstica deverá ser preenchido antes mesmo de agendar seguro desemprego doméstica por segurança. Este formulário poderá ser encontrado facilmente nas papelarias e deverá ser adquirido pelo empregador da empregada doméstica para que esta possa agendar seguro desemprego doméstica.
No formulário, pedirá dados importantes pessoais da doméstica para agendar seguro desemprego doméstica como:
- Nome completo;
- Nome da mãe completo;
- Endereço completo;
- PIS;
- Carteira de Trabalho;
- Telefone;
- CNPJ (se houver);
- Data da emissão;
- Data da Dispensa;
- Sexo;
- Grau da Instrução;
- Data de nascimento;
- Dados sobre o salário;
- Parte do formulário reservado para o preenchimento do posto de atendimento para o seguro desemprego;
- E uma breve declaração para datar e assinar.
Quais documentos são necessários para o agendamento?
Mas, quais documentos são necessários para o agendamento? Continue a leitura e confira. Os documentos necessários para agendar seguro desemprego doméstica são:
- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento com protocolo de identidade ou CTPS ou CNH;
- cartão PIS-PASEP ou comprovante de Inscrição de Contribuinte Individual;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho provando a dispensa sem justa causa para agendar seguro desemprego doméstica;
- Comprovante de recolhimento do FGTS e das contribuições previdenciárias.
Quem é responsável por este processo?
Por fim, quem é o responsável por realizar esse processo? Os responsáveis por agendar seguro desemprego doméstica é o empregador da doméstica e o posto de atendimento para dar entrada no seguro desemprego da doméstica. Sem a ajuda desses dois, é impossível agendar seguro desemprego doméstica!
Esperamos que este artigo o tenha ajudado. Continue a leitura dos outros artigos do nosso blog e fique bem informado.