O Seguro-Desemprego é um direito reservado aos trabalhadores demitidos sem justa causa e por rescisão indireta. Antes das últimas inovações, o processo de recebimento do benefício era burocrático.
Hoje em dia, muitas facilitações foram inseridas, tanto para a solicitação do benefício pelo trabalhador, quanto para o envio do requerimento por parte do empregador.
Existe um portal criado para as empresas realizarem esse procedimento: o Empregador Web. O site foi criado pelo Governo Federal, mais precisamente pelo Ministério do Trabalho.
No Empregador Web, a companhia pode conter diversas informações sobre os colaboradores e ainda realizar algumas transações. Por se tratar de dados confidenciais, eles são protegidos.
Antes de iniciarmos um guia completo sobre o benefício, cabe ressaltar que não somos o site oficial de qualquer órgão governamental, e que nosso objetivo é único e exclusivamente de informá-los e assim, consequentemente, ajudá-los a sanar dúvidas sobre o assunto.
Neste artigo você irá encontrar:
Entenda o que é o seguro-desemprego
O seguro-desemprego é um direito que pode ser concebido ao trabalhador formal que é contratado com carteira assinada. Quando este funcionário é demitido sem justa causa ou por demissão indireta, o Governo Federal o disponibiliza uma determinada quantia de auxílio.
Este pagamento serve para que o recém-desempregado consiga lidar com os dias sem remuneração, até que consiga encontrar outra oportunidade no mercado de trabalho.
Vale ressaltar que o benefício é direcionado aos trabalhadores que foram demitidos por motivos não justificados. Aqueles colaboradores que foram demitidos com alguma justificativa registrada na legislação trabalhista, ou seja, por justa causa, não possuem direito ao auxílio.
Empregador Web: entenda do que se trata
Agora que já sabemos o que é o seguro-desemprego, podemos conhecer o Empregador Web. A plataforma foi criada pelo Ministério do Trabalho, como uma facilitadora de transações empresariais realizadas pelo empregador, como o requerimento do seguro-desemprego.
Através do portal, além do empregador conseguir preencher e enviar o requerimento do benefício virtualmente, ele também consegue visualizar, no mesmo lugar, todos os documentos necessários para a solicitação.
Para que uma empresa possa utilizar a plataforma, é necessário que a mesma cadastre o certificado digital, este que prova a veracidade da companhia.
Utilidades do Empregador Web
As utilidades vão além da facilitação do seguro-desemprego. O Empregador Web possibilita a consulta de muitas informações institucionais, como por exemplo:
- Visualizar a lista de trabalhadores;
- Controlar a folha de pagamento;
- Consulta de benefícios da Previdência;
- Dispensar funcionários.
Ou seja, o Empregador Web permite diversas ações relacionadas ao setor de Recursos Humanos.
Essas funcionalidades oferecem algumas vantagens, tais como a otimização no momento de preencher formulários, pois a ação é feita eletronicamente. Além disso, o uso de papel é reduzido, pois os documentos se tornam em maioria online.
Uso do Certificado Digital – Como conseguir um
O certificado digital é um requisito para o empregador se cadastrar. A licença prova que a sua companhia existe e é segura. Para obter um certificado, siga esses passos:
- Procure pela lista de Autoridades Certificadoras do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e escolha uma autoridade;
- Solicite o certificado para a Autoridade;
- Marque uma data para comparecer à uma Autoridade de Registro para finalizar o procedimento.
Os preços variam a depender de cada Autoridade Certificadora. Desse modo, recomenda-se que o empregador pesquise em vários locais, tanto para consultar valores, quanto condições.
Como se cadastrar no Empregador Web
Inicialmente, ressaltamos que o procedimento deve ser feito por um representante da companhia. A seguir, veja o passo a passo para se cadastrar:
Na página do Empregador Web, clique em “cadastrar gestor”. Em seguida, preencha os dados requeridos.
Nos casos de solicitação de seguro-desemprego, o empregador deve preencher o requerimento de benefício pelo portal, e logo depois poderá abrir o processo.
Depois de preencher todo o formulário, o funcionário pode agendar a sua audiência. O colaborador deve escolher o estado desejado e explicar o motivo da solicitação, que nesse exemplo seria de seguro-desemprego.
A plataforma é segura?
Por ser um espaço com muitos dados confidenciais, muitos podem se perguntar se a plataforma é segura. Existe um sistema que assegura o site, chamado de Secure Socket Layer.
Dessa maneira, as companhias podem confiar pois existe a segurança de que as informações não poderão ser lidas por ninguém.
Como acessar o Seguro-Desemprego no Empregador Web
Como já dito anteriormente, o Empregador Web facilita o pedido de seguro-desemprego por parte do contratante. Depois de todos os funcionários estiverem cadastrados na plataforma, quando houver uma demissão, siga essas etapas:
- Logue na sua conta do Empregador Web;
- Selecione a aba “requerimento” e, em seguida, clique em “cadastrar”. Após isso, preencha o chamado “formulário de dispensa”. Informe todos os dados necessários e envie;
- O portal oferece a opção de imprimir o requerimento, caso o empregador prefira.
Caso tenha mais dúvidas, separamos esse vídeo para que possa complementar os assuntos aqui tratados: