Emitir o seguro desemprego com certificado digital para seu funcionário está cada vez mais fácil, sabia disso? Isso por que o Ministério da Economia e do Trabalho está cada vez mais empenhado em aprimorar os serviços oferecidos no portal Empregador Web.
Se você ainda não conhece essa plataforma de serviços, comece usá-la agora mesmo, pois ela pode proporcionar às empresas muitas vantagens, como por exemplo:
- Corte de gastos com formulários de papéis.
- Economia de tempo com preenchimentos de formulário.
- Compartilhamento de informações em ambiente virtual seguro.
- Agilidade quanto aos trâmites.
- Acesso facilitado a todos os dados do funcionário.
Já para o trabalhador, essa plataforma, não oferece muitas vantagens, pois não tem como solicitar seguro desemprego com certificado digital, ou seja, para poder receber o valor do benefício mais rápido, o funcionário deve recorrer a outras plataformas do governo.
Nos tópicos abaixo vamos detalhar como a sua empresa pode acessar as ferramentas do portal Empregador Web e assim agilizar todo o procedimento. Confira!
Seguro Desemprego com Certificado Digital: Como funciona?
Como já mencionamos, essa plataforma do MTE foi criada para facilitar a emissão do requerimento de seguro desemprego com certificado digital, pois o sistema armazena as informações principais de todos os funcionários da empresa.
Normalmente quem possui o certificado é o empregador, o contador da empresa ou um representante por procuração, mas acesso total às ferramentas, só é possível para quem é cadastrado como “Gestor” usando como mecanismo de autenticação o certificado digital.
As principais funções oferecidas pela plataforma são:
- Funções independentes: Configurações de aceso à plataforma.
- Funções sobre o seguro desemprego online com certificado digital: Cadastrar, consultar e importar documentos referentes ao Seguro Desemprego.
- Funções referentes aos auxílios emergenciais: Cadastrar, consultar e importar.
- Funções administrativas: Cadastros de gestores, Funções relacionadas à procurações de pessoa física ou jurídica, cadastrar empresa e filiais.
Existem alguns procedimentos que devem ser realizados para cadastrar seguro desemprego com certificado digital dos funcionários, e vamos explicar cada um deles.
Como acessar o certificado digital do Seguro Desemprego passo a passo
Para gerar seguro desemprego com certificado digital, é essencial obter essa ferramenta, a qual precisa estar em conformidade com os padrões da ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras).
Os passos principais para conseguir o certificado são:
- Encontrar uma “Autoridade Certificadora” confiável, e as mais recomendadas são:
- Certisign: https://www.certisign.com.br/produtos/mercado-financeiro/e-aplicacao-icp-brasil
- Certificado Caixa econômica: https://www.caixa.gov.br/empresa/identidade-digital/
- Certificado Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/corporate/produtos-e-servicos/cash-management/solucoes-eletronicas-para-gestao-financeira/certificado-digital#/
- Escolher o tipo e certificado que melhor atente as necessidades da sua empresa, e os mais conhecidos são:
- A1/S1: Armazenamento Software, validade de 1 ano.
- A3/S3: Armazenamento Hardware, validade de até 5 anos.
- A4/S4: Armazenamento Hardware, validade de até 6 anos.
- Apresentar todos os documentos, que são:
- Documentos pessoais.
- Documentos da empresa.
- Aguardar a liberação para que possa ser usado.
Infelizmente, essa ferramenta é paga, mas vale a pena ter, pois ela pode ajudar em outros assuntos além do seguro desemprego com certificado digital.
Como acessar o empregador web com certificado digital?
Para acessar a plataforma Empregador Web e, é preciso habilitar o certificado na plataforma bem como, cadastrar gestor no seguro desemprego com certificado digital, e o passo a passo para isso é:
- Depois de ter o certificado ativado, acesse a página do Empregador Web (https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf)
- Encontre a opção “Cadastrar gestor” e preencha todos os dados. Cuidado, pois os dados digitados devem ser os mesmos da pessoa que será cadastrada.
- Anote os dados que receberá em seu e-mail que foram geradas pelo sistema da plataforma e deverão ser usada posteriormente.
- Retorne ao site Empregador Web e na opção de acesso escolha “COM certificado”.
- Em seguida insira o login e senha que recebeu por e-mail.
Pronto! Agora já tem como enviar seguro desemprego com certificado digital, pois sua identidade virtual já constará nos dados do MTE.
Seguro Desemprego com Certificado Digital: Como solicitar?
O passo a passo de como fazer seguro desemprego com certificado digital é bem simples, e pode ser
- Após fazer o login na plataforma, acesse a parte de “Requerimento”.
- Em seguida clique em “Cadastrar Requerimento”.
- Neste momento o empregador pode optar por:
- Cadastrar manualmente, que basta preencha todos os dados do funcionário e da empresa e clique “Cadastrar”.
- Importar arquivos, caso já tenha os dados do funcionário cadastrados no sistema.
Após cadastrar o requerimento de seguro desemprego com certificado digital, o empregador tem duas opções só precisa imprimir todo formulário e entregar ao funcionário para que ele dê entrada no procedimento.
Como a empresa envia o Seguro-desemprego?
Ao longo do artigo mostramos todos os passos essências que devem ser seguidos para o cadastramento e emissão do requerimento do seguro desemprego com certificado digital, é tudo muito simples e rápido.
Caso ainda tenha qualquer tipo de dúvida sobre esse ou outro benefício trabalhista dê uma olhada nos outros artigos que estão em nosso blog, “Seguro Desemprego Web” https://segurodesempregoweb.info/.
Mas se precisa saber na prática como solicitar seguro desemprego com certificado digital, confira todos os detalhes que estão no vídeo abaixo de como o portal Empregar Web funciona.
Veja o vídeo: