Skip to content

Emprega Brasil – Tire suas dúvidas do programa!  





O Emprega Brasil pode ser um grande aliado de milhões de pessoas em todo o Brasil para os tempos críticos que vivemos em termos de emprego. Sabemos que o índice de desemprego permanece alto há alguns anos e a crise mundial de saúde, que afetou pesadamente todas as economias, só fez agravar ainda mais a situação.

Para termos uma ideia do cenário, a população economicamente ativa e desempregada chegou a 14% em agosto de 2020. Por isso é tão importante cuidarmos bem do currículo, buscar mais qualificação (sempre que possível) e contar com ferramentas como o Emprega Brasil MTE.

O cadastramento no portal é simples e provavelmente você já deve ter, se usou serviços digitais do governo. Além de busca de emprego, existem outros serviços.




Você conhece essa ferramenta e tudo que ela oferecer? Vamos tirar dúvida sobre o Emprega Brasil do Ministério do Trabalho. Boa sorte na sua busca!

O que é o Emprega Brasil?

emprega brasil agendamento
Emprega Brasil – Tire suas dúvidas do programa!

O Emprega Brasil  servicos.mte.gov.br é um site do Ministério do Trabalho – que tecnicamente foi extinto e incorporado pelo Ministério da Economia, mas a tradição de décadas não impede que a associação seja feita.




Afinal, no MTE estava o Portal Mais Emprego, que foi substituído pelo Emprega Brasil. Além disso, você pode acessar também os serviços do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Dessa forma, o Emprega Brasil consolida serviços e facilita a vida do cidadão.

Portanto, além de ter uma capacidade técnica maior para os atendimentos, o site também centraliza recursos e serviços para ajudar os trabalhadores, desempregados ou não, a se informar sobre oportunidades de emprego e direitos.

Como se cadastrar no Emprega Brasil?





Se você já usou algum serviço digital, como requerimentos de benefícios sociais, certamente precisou fazer um cadastramento no site https://www.gov.br/pt-br, o portal do Governo Federal que direciona a pessoa para uma série de informações e procedimentos.

Nesse caso, não precisa se cadastrar no site do Emprega Brasil, basta usar seu CPF e a senha do GOV.BR. Caso contrário, você pode seguir os passos abaixo para fazer o Emprega Brasil cadastro:

  1. Entre no site do serviço: https://empregabrasil.mte.gov.br/;
  2. Digite seu CPF e clique em Avançar;
  3. Na página seguinte, você informará sua data de nascimento, nome da sua mãe, estado onde nasceu, o e-mail e clicará em Avançar;
  4. Surgirão 5 perguntas específicas sobre a sua vida profissional e previdenciária. É preciso acertar todas para prosseguir;
  5. Escolha a forma que prefere para validar o cadastro, por SMS ou e-mail;
  6. Informe na tela o código de verificação que foi enviado e clique em Avançar;
  7. Na tela seguinte, informe e confirme sua senha e clique em Concluir;

Após informar os dados do item 3, o sistema confrontará com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e caso haja alguma divergência, o sistema informará e o cadastro não poderá ser feito.

Você pode tentar de novo na hora caso tenha errado a digitação. Porém, para as respostas do item 4, caso você erre ou não saiba alguma resposta, o sistema impedirá a tentativa de cadastro e informará quando é possível tentar novamente. Então fica a dica para se cadastrar no Emprega Brasil carteira de trabalho na mão antes de começar!


 Quais as funções do Emprega Brasil?

Podemos começar a entender o Emprega Brasil como funciona pelo objetivo principal: reunir em um sistema todas as informações sobre as vagas que as agências de emprego do SINE disponibilizem, tornando a busca mais simples e mais rápida. Mas o Emprega Brasil oferece uma série de outros serviços de extrema importância:

  • Permitir o cadastramento do perfil profissional (currículo);
  • Pesquisar vagas de emprego;
  • Encontrar cursos de qualificação através do Escola do Trabalhador;
  • Requerer e acompanhar processo de Emprega Brasil Seguro Desemprego;
  • Consultar o calendário e direito Emprega Brasil Abono Salarial do PIS;
  • Solicitar a Emprega Brasil Carteira Digital.

Existe aplicativo do Emprega Brasil?

Sim e não!

Ficou confuso mas é simples: não existe um Emprega Brasil app especificamente. Nas lojas de aplicativos (Play Store e Apple Store) você vai encontrar o SINE Fácil, que contém todas as funcionalidades ligas a:

  • Busca de vagas de emprego;
  • Ajustes no perfil profissional.

O acesso ao aplicativo SINE Fácil é com as mesmas credenciais que são usadas no site do Emprega Brasil – CPF e senha. Outra opção é usar um QR Code que você encontra na Área do Trabalhador (o menu principal) do Emprega Brasil.

Existe o Emprega Brasil Auxílio Emergencial?

Não há um Emprega Brasil Auxílio Emergencial – ajuda instituída durante a crise mundial de saúde – pois ele é um benefício social e não trabalhista. Além disso, ele é gerenciado pelo Ministério da Cidadania e as pessoas devem administrar os créditos e movimentações através do aplicativo Caixa TEM.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego com Emprega Brasil?

O seguro-desemprego é um auxílio pago pelo governo federal a trabalhadores que são demitidos sem justa causa e que obedeçam uma regra de tempo de serviço para cada pedido que fizerem. São pagas de três a cinco cotas, no valor que obedece uma média dos 3 últimos pagamentos no emprego anterior, e elas são suspensas imediatamente após a pessoa ser novamente registrada em carteira.

Mas será que é possível no Emprega Brasil dar entrada no seguro-desemprego? Sim! Antes de mais nada, o empregador que demitiu deve entregar um documento que atesta que o trabalhador foi demitido sem justa causa e que comprovará que ele cumpre o tempo de serviço exigido.

Veja abaixo os passos para o requerimento:

  1. Acessar o site do Emprega Brasil e clique em Entrar:
  2. Na tela seguinte, clique em Já Tenho Conta;
  3. A seguir, você vai informar seu CPF e a senha;
  4. Abrirá um menu de opções e você pode escolher Solicitar Seguro-Desemprego;
  5. Preencha as informações do formulário que será apresentado;
  6. Siga as instruções para fazer o Emprega Brasil agendamento seguro-desemprego.

Boa parte dos processos, dependendo da qualidade das informações do trabalhador nos sistemas, ainda exige o comparecimento em um posto do SINE para comprovação dos documentos. Por outro lado, esse atendimento é muito mais rápido do que o processo totalmente presencial. O benefício começa a ser pago em 30 dias contados da data da solicitação online.

emprega brasil cadastro inativo

Como buscar emprego no Emprega Brasil?

Procurar vagas de emprego no Emprega Brasil é bastante simples e similar ao que fazemos nos sites privados de oferta de emprego: basta ter um currículo e fazer as pesquisas relacionadas aos objetivos de cargo e setor que você definir.

Antes de começar, recomendamos fortemente no Emprega Brasil atualizar cadastro com todas as informações profissionais, da forma mais completa bem estruturada possível. Lembre-se: é um currículo, então deve ser claro, bem escrito e objetivo!

Dentro do cadastro, no menu de opções, clique em Perfil Profissional. Atualize os dados pessoais, de qualificação e de experiência de trabalho. Dentre os dados, estarão os cargos onde você deseja atuar. Eles serão o balizamento do sistema para trazer sempre as vagas que interessam a você.

Para pesquisar as vagas é fácil:

  • No menu, selecione Vagas de Emprego;
  • Aparecerão as oportunidades combinadas com seus objetivos e o município do seu cadastro, além de localidades próximas;

Se não houver vagas que satisfaçam, você pode fazer uma busca nova, mas os critérios do seu perfil serão mantidos. Basta candidatar-se à vaga pelo sistema e aguardar os próximos passos do empregador. Agora é caprichar no currículo (perfil) e boa sorte!

Qual o site para maiores informações do Emprega Brasil?

Você pode obter todas as informações sobre o funcionamento e objetivos do Emprega Brasil no site servicos.mte.gov.br ou no site do próprio serviço: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Esse possui uma área de perguntas – https://empregabrasil.mte.gov.br/duvidas-frequentes/ – muito abrangente, desde conceitos de funcionamento até passo a passo de procedimentos.

Uma outra forma de obter orientação é através do telefone 135 – o mesmo que é conhecido de milhões de pessoas que abrem processos de aposentadoria, pensões e benefícios. Como vimos, o Emprega Brasil é uma importante ferramenta de apoio não só às pessoas desempregadas e que buscam benefícios e oportunidades, mas também a profissionais que buscam empregos melhores. O painel de vagas do site, simples e de cobertura nacional, pode ser um ótimo começo!

Quer saber mais? Sugerimos ver esse vídeo: