Skip to content

NOVA: Carteira de Trabalho Digital já está em uso, confira!





Entenda melhor sobre as novidades da Carteira de Trabalho Digital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) possui uma história muito longa no Brasil e já passou por muitas modificações necessárias e que são relevantes para os trabalhadores brasileiros.

É importante ficar por dentro desse assunto, pois se trata dos direitos trabalhistas dos cidadãos brasileiros. A modificação mais recente é que esse documento agora está na versão digital.

A Carteira de Trabalho Digital é segura e é também um assunto que deve ser de conhecimento do empregador, já que ele deverá seguir as atualizações, pois ele está sujeito a sofrer com as infrações trabalhistas.




É uma revolução bastante necessária e digitalizar documentos é um caminho benéfico. É interessante deixar claro que esse formato já existe desde 2017, porém está sofrendo atualizações desde então.

Ficou curioso para entender melhor sobre esse assunto, não é mesmo? Acompanhe atentamente os tópicos a seguir.

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

NOVA Carteira de Trabalho Digital já está em uso
NOVA Carteira de Trabalho Digital já está em uso

A Carteira de Trabalho Digital é uma nova categoria de documento no formato digital que é responsável por substituir a CTPS que antes só existia no formato físico.

Esse documento foi desenvolvido pelo Ministério da Economia com o objetivo de modernizar a acessibilidade ao histórico de trabalho dos profissionais.




Sendo assim, a Carteira de Trabalho Digital do governo poderá ser acessada por qualquer cidadão em território nacional por meio de aplicativo CTPS Digital, que se encontra disponível tanto para quem usa iOS, como também Android.

O aplicativo foi lançado em 2017, entretanto, só serviu como substituto do documento no formato físico depois de uma recente resolução feita pelo Governo Federal.

Se você está interessado em usar esse documento, você pode acessá-lo por meio do seu celular.

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

O acesso a Carteira de Trabalho Digital é muito simples, basta você seguir o que foi explicado abaixo.




É essencial conseguir a senha para acesso no Cidadão BR e aqueles que não tem a senha possuem duas formas de conseguir acesso a essa informação:

  1. Adquirir a senha por meio do aplicativo CTPS Digital;
  2. Visitando a plataforma digital Cidadão BR.

Deve ser aberto a tela de autorização para que o você possa permitir o aplicativo de ter acesso aos seus documentos e informações relevantes, basta clicar na opção “Autorizo”.

Viu só como é simples? Prossiga para saber mais informações sobre esse tema.

Onde fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Simples, você poderá fazer a Carteira de Trabalho Digital usando o seu celular e por meio de duas maneiras.



A primeira forma de conseguir ter o acesso a sua CTPS Digital é usando o smartphone, seja iOS, seja Android, basta que você procure pelo aplicativo na loja de app do seu celular.

Contudo, essa não é a única maneira, já que esse tipo de documento também pode ser acessado pela internet, entrando no link a seguir: servicos.mte.gov.br.

É essencial entender que antes de conseguir fazer uma conta, o usuário realize o cadastro na plataforma digital gov.br. Isso significa que você pode acessar esse documento na palma das suas mãos.

Como registrar na Carteira de Trabalho Digital?

É necessário salientar que antes de baixar o aplicativo, você deve criar a sua conta no site a seguir: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br e preencher todos os campos com dados pessoais.

Em seguida é importante criar senha e ativar a conta, basta escolher como você deseja realizar essa ação, e-mail ou senha.

Logo em seguida, você já poderá entrar na Carteira de Trabalho Digital e para que isso seja possível informe o seu CPF e a senha cadastrada.

Será necessário confirmar alguns dados importantes também.

Onde fica o número da Carteira de Trabalho Digital?

Como já mencionado, a Carteira de Trabalho Digital substitui a de papel e muitas pessoas ficam se perguntando onde o número do documento se localiza na versão digitalizada.

Contudo, isso não é possível, você não consegue visualizar o número da sua Carteira de Trabalho nesse aplicativo.

Entenda que a Carteira Digital irá utilizar como número chave o seu CPF, isso significa que não consta o documento físico nessa versão digitalizada.

Carteira de Trabalho Digital do Governo

Como ver o PIS na Carteira de Trabalho Digital?

Esse dado não será disponibilizado na Carteira de Trabalho Digital.

Sendo assim, ninguém vai conseguir ver o Programa de Integração Social (PIS), pois se trata de um dado que é bastante vulnerável.

Portanto, o CPF passa a ser a única identificação utilizada.

Esta carteira tem a mesma validade?

É importante entender que alguns dados não constam na Carteira de Trabalho Digital, no entanto, você consegue acessar outras informações relevantes.

Esse documento não é válido como ferramenta de identificação.

De forma geral, o aplicativo ajudará bastante, pois consegue substituir o formato físico em diversos aspectos e essencial que os empregadores entendam melhor sobre essa ferramenta. Para mais informações, acesse o blog → Seguro Desemprego Web: